Análise da relação entre metaestereótipos etários e thriving at work

  • Sobral, F. (Main Examiner)
  • Eduardo Oliveira (Supervisor)
  • Manuel Duarte Rocha (President of Jury)

Activity: Examination

Description

Dada a perspetiva crescente do envelhecimento da mão-de-obra nas organizações é urgente entender as condições de sucesso para o relacionamento entre grupos etários no ambiente de trabalho. Com diferentes gerações trabalhando juntas mais do que nunca e visto que a forma como cada faixa etária interage com as outras, isso pode afetar direta ou indiretamente o seu desempenho e contributo para as organizações. Por um lado, o aumento da expectativa de vida das pessoas e as alterações das reformas pensionistas têm feito aumentar de forma acelerada a quantidade de pessoas mais velhas ainda ativas no trabalho, por outro, temos jovens a iniciar as suas vidas profissionais e isso gera uma necessidade cada vez maior de conhecimento e adaptação para que os gestores possam gerir de forma eficiente esse encontro de gerações no ambiente de trabalho.
O objetivo desta investigação é avaliar a relação entre metaestereótipos etários negativos (por exemplo, baixa fiabilidade, falta de disponibilidade para o trabalho, lentidão) e o thriving at work (autodesenvolvimento e aprendizado no trabalho) utilizando a metodologia de pesquisa daily diary. Os dados para a pesquisa foram recolhidos durante uma semana laborativa (5 dias úteis) através de um aplicativo, sendo os participantes da pesquisa (n=59) trabalhadores de empresas dos setores de manufatura e serviços do Brasil e de Portugal.
A análise dos dados (n=295) demonstra que a relação entre metaestereótipos etários negativos e thriving at work é mediada pela age-based stereotype threat. Além disso, os resultados indicam uma relação positiva entre a consciência de que existem metaestereótipos etários negativos e os metaestereótipos etários negativos.
As conclusões do estudo podem servir de guia para as empresas desenharem processos mais inclusivos e de cooperação entre trabalhadores de todas as idades (e.g., mentoria, mentoria reversa, transição planeada para a reforma, job rotation) além de ajudar as pessoas a serem mais compreensivas e abertas ao diálogo sobre as implicações da idade em contexto de trabalho.
Period6 Dec 2021
ExamineeMurilo Evangelista
Examination held at
  • University of Porto
Degree of RecognitionMaster

Keywords

  • metaestereótipos etários, reações a metaestereótipos etários, thriving at work
  • thriving at work
  • reações a metaestereótipos etários