Description
Este trabalho procura adequar algumas das considerações oriundas das abordagens para o ensino/ aprendizagem da escrita baseadas na análise de género, — desenvolvidas por autores como Martin (1989, 1993), Swales (1990), Bathia (1993) — à situação dos estudantes portugueses que, após o ensino secundário, ingressam na universidade onde continuam os seus estudos de inglês como disciplina curricular.Neste nível de ensino, a expressão escrita assume uma importância fundamental, não só como meio privilegiado de avaliação, mas porque é depois da conclusão dos estudos universitários que os estudantes farão uso das competências aí adquiridas, sendo a escrita um factor determinante para marcar a diferença num mundo laboral cada vez mais competitivo. Tendo em conta que uma abordagem baseada em género permite relacionar a forma e a função do discurso, oferece-nos igualmente a possibilidade de criar uma ponte entre a situação da sala de aula o os contextos culturais e situacionais do mundo exterior.
Escolhi o género argumentativo como objecto de análise por ser um dos géneros privilegiados no contexto da aula de ILE no meio universitário, e também um daqueles em que os alunos revelam mais dificuldades. À luz das teorias apresentadas, proponho uma estratégia de ensino que venha de alguma foma a contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes, ajudando-os na produção de textos adequados aos seus objectivos específicos e às diferentes situações de comunicação.
Period | 8 Mar 2006 |
---|---|
Event title | Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional, Instituto de Cultura Inglesa, FLUL |
Event type | Other |
Conference number | 56 |
Location | Lisboa, PortugalShow on map |
Keywords
- Teoria do Género e Registo
- Ensino da escrita
- EFL
- Texto argumentativo