Postgraduate Studies in Mathematics/Education: Scenarios and Reflections for an Adequate Training Model

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

A realização de estudos pós-graduados na Universidade Nacional Timor Lorosa´e tem vindo a ter relevância nos últimos anos, em particular com a existência do Programa Pós-Graduação e Pesquisa – PPGP/UNTL. Alicerçados na responsabilidade e na sustentabilidade social, os cursos pós-graduados devem dar resposta ao fortalecimento do capital humano nacional, concorrendo assim para o progresso e o desenvolvimento do país.
A participação dos interessados na preparação de modelos formativos relevantes e contextualizados, conduz a uma maior apropriação e reforça a viabilidade de todo o processo formativo. Sendo a Educação um dos setores mais carenciados no que diz respeito à existência de recursos humanos qualificados, e não sendo exceção o ensino da Matemática, a UNTL visa, em cooperação com uma universidade estrangeira, promover estudos pós-graduados no âmbito da Matemática ligada à Educação.
Assim, esta comunicação pretende iniciar e induzir uma reflexão ampla sobre possibilidades de modelos de estudos pós-graduados neste domínio, para a qual se propõem dois cenários de referência: Mestrado em Ensino da Matemático e Mestrado em Matemática para Professores, num exemplo retirado da Universidade do Porto.
Period21 Sept 2017
Event titleIII Simpósio de Educação – Timor-Leste
Event typeConference
LocationDíli, Timor-LesteShow on map

Keywords

  • Teacher training
  • Mathematics Education
  • Timor-Leste
  • Responsibility