"Uma impressão de irrealidade quase dolorosa" - Variações da Melancolia em "Fanny Owen", de Agustina Bessa-Luís e "Francisca", de Manoel de Oliveira

  • Ribas, D. (Co-supervisor)
  • Maria Brás Ferreira (Student)

Activity: Supervision

Description

Partindo da ideia de indiferença, enquanto dimensão melancólica inerente ao processo criativo, procurar-se-á ler "Fanny Owen", de Agustina Bessa-Luís, e "Francisca", de Manoel de Oliveira, tomando a melancolia, a que as personagens estão subsumidas, como princípio de progressão narrativa, como modo de estar do sujeito no mundo, bem como ao jeito de regra de continuação da memória textual. Serão três as variações do conceito de melancolia, a partir das quais analisaremos romance e filme: a) a melancolia ligada ao clima, a partir de Michel Foucault, b) a melancolia como princípio activo de conhecimento, a partir de Walter Benjamin, e c) a melancolia ao jeito de impossibilidade de conhecimento objectal, a partir de Sigmund Freud. Em face do impossível deciframento objectal, o melancólico surgirá associado à figura da relíquia, enquanto aderência ao fora-de-si, sem outra relação senão essa da experiência estética, literária e cinematográfica, do conhecimento, elaborada no seu exterior.
Period1 Apr 2023 → …
Degree of RecognitionPhD

Keywords

  • Manoel de Oliveira
  • Cinema português
  • Cinema e literatura
  • Agustina Bessa-Luís