https://www.publico.pt/2024/10/18/opiniao/opiniao/governacao-escolas-alem-passado-2108386
Da governação das escolas – ver para além do passado
Que escola queremos? Uma escola ao serviço da comunidade em que se inscreve e das pessoas concretas que a constituem? Uma escola que seja pertença da comunidade educativa que lhe confere vida, legitimidade e ação? Ou uma escola que seja um serviço local do Estado central, uma extensão do seu poder e domínio, que cumpre as orientações superiores e se sujeita ao seu controlo inspetivo, legitimada pela democracia representativa que nos governa? Ou ainda uma escola que seja dirigida e gerida pelos professores, valendo aqui o argumento técnico-burocrático de que deve gerir a escola quem detém o poder de especialista da pedagogia e da didática?
https://www.publico.pt/2024/10/18/opiniao/opiniao/governacao-escolas-alem-passado-2108386
Apoie o jornalismo do Público. Para ler o artigo completo, junte-se à nossa comunidade de leitores. Saiba mais aqui.
Se já é assinante do jornal PÚBLICO, saiba que tem direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. É tão simples e é outra forma de contribuir para a vida democrática do país.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.