Investigadores conseguiram sabotar as “fábricas de montagem” do vírus da gripe

Press/Media

Period4 Apr 2023

Media contributions

1

Media contributions

  • Titlehttps://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/investigadores-conseguiram-sabotar-as-fabricas-de-montagem-do-virus-da-gripe
    Country/TerritoryPortugal
    Date4/04/23
    DescriptionUm novo estudo, liderado por investigadores da Gulbenkian e publicado na revista científica eLife, revela como podemos interferir na montagem do genoma do vírus influenza para controlar a gripe A. Esta descoberta abre caminho ao desenvolvimento de tratamentos antivirais inovadores passíveis de ser aplicados à gripe sazonal, bem como a infeções que usam os mesmos processos. São exemplos a COVID-19, a ébola, a papeira, o sarampo, ou a infeção pelo vírus sincicial respiratório.

    Apesar das estratégias atuais de vigilância e vacinação, a gripe A continua a matar cerca de 600 mil pessoas todos os anos. Perceber aquilo de que este vírus precisa para se multiplicar no nosso organismo é o segredo para delinear novas estratégias de combate à infeção. Porque para ganhar uma batalha é preciso conhecer o inimigo.

    Depois de invadirem as nossas células, os vírus tiram proveito destas para se multiplicarem. Esta tarefa é particularmente complexa no caso do vírus influenza A, visto que o seu genoma é constituído por oito segmentos diferentes que têm de ser agrupados num único complexo. O grupo que Maria João Amorim lidera no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e no Centro de Investigação Biomédica, da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa foi o primeiro a propor, num estudo anterior, que este vírus monta o seu genoma em compartimentos das células a que atribuíram o nome de “inclusões virais". Para que cumpram o seu propósito, estas inclusões têm de estar no estado líquido.
    URLhttps://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/investigadores-conseguiram-sabotar-as-fabricas-de-montagem-do-virus-da-gripe
    PersonsMaria João Amorim