UFMG deposita sua primeira patente relacionada ao novo coronavírus

  • Carmelina Leite
  • Marcos Augusto dos Santos

Press/Media

Description

No início de abril, foi feito o primeiro pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que visa o reposicionamento do fármaco tetraclorodecaoxido (TCDO) para a produção de medicamentos para tratar pacientes com Covid-19. Os pesquisadores Marcos Augusto dos Anjos e Carmelina Figueiredo Vieira Leite (ICEX/UFMG) explicam que o TCDO é um imunomodulador, capaz de potencializar o sistema imunológico do paciente para combater a doença. O grupo aguarda recursos para comprar a droga e iniciar os testes.

A pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG utilizou o método de reposicionamento, que é uma forma de encontrar medicamentos já existentes através de seus efeitos adjacentes descritos em bulas e artigos científicos. A principal vantagem dessa metodologia é economizar tempo e custos à pesquisa, uma vez que a toxicidade e os efeitos colaterais do medicamento já é conhecida. No caso do TCDO, o fármaco não é utilizado no Brasil, mas nos Estados Unidos e Europa utiliza-se a substância como tratamento para feridas cutâneas, doenças crônicas pulmonares, além de imunomodulador para pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia. 

Period25 May 2020

Media coverage

1

Media coverage

  • TitleUFMG deposita sua primeira patente relacionada ao novo coronavírus
    Media name/outletTV UFMG
    Country/TerritoryBrazil
    Date25/05/20
    DescriptionNo início de abril, foi feito o primeiro pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que visa o reposicionamento do fármaco tetraclorodecaoxido (TCDO) para a produção de medicamentos para tratar pacientes com Covid-19. Os pesquisadores Marcos Augusto dos Anjos e Carmelina Figueiredo Vieira Leite (ICEX/UFMG) explicam que o TCDO é um imunomodulador, capaz de potencializar o sistema imunológico do paciente para combater a doença. O grupo aguarda recursos para comprar a droga e iniciar os testes.
    Producer/AuthorArtur Horta; Otávio Zonatto; Renata Valentim
    URLhttps://www.youtube.com/watch?v=TRu3OQOiwkE
    PersonsCarmelina Leite, Marcos Augusto dos Santos