A aplicação da essência do café expresso para o desenvolvimento de produtos de café de nova geração

Project Details

Description

O projeto ESSENCE tem como objetivo o desenvolvimento de uma gama de novos produtos Delta diferenciados. O desenvolvimento do projeto será feito tendo em consideração três manifestações importantes da marca, i.e. funcionais, emocionais e societais. Este projeto envolve a colaboração entre Novadelta (fábrica), a Diverge - Centro de Inovação do Grupo Nabeiro e as instituições de investigação científica U. Minho, U. Aveiro, I3S-IBMC-i3S e ESB da U. C. Porto. O projeto tem 4 atividades de I&D, 1 atividade de desenvolvimento tecnológico e 1 atividade de gestão tecnológica de projeto e 1 atividade de divulgação dos resultados. Envolve a aplicação do Modelo de Inovação da Delta (MIND) para a divulgação dos resultados de I&D. Os resultados principais esperados são o desenvolvimento de pastilha de café (solúvel e moído) compactado por tecnologia de compactação farmacêutica e do seu biorevestimento para bebida com perfil sensorial do expresso. As atividades I&D também envolvem o estudo de perfis de galactomananas e arabinogalactanas que possam constituir aditivos ao novo produto conferindo-lhe propriedades sensoriais similares ao café expresso, a avaliação do teor de ácidos clorogénicos de diferentes origens geográficas de café e relação com perfil de torra para obter formulações de produto aditivado com benefício para a saúde e a avaliação do impacto do café simples/café formulado na neuroprotecção através de estudos em linhas celulares e estudo em modelo Animal. O projeto envolve a criação da estratégia de desenvolvimento do novo produto (do conceito ao mercado) e a avaliação de novas abordagens de negócio. Todas as formulações de produto serão avaliadas na Novadelta do ponto de vista de produção semi-industrial e perfil sensorial e estudadas no que refere ao tempo de vida útil do produto. Os resultados do projeto serão divulgados no meio científico através de publicações e participação em conferências, bem como junto dos diferentes parceiros no mercado-alvo e consumidores.
AcronymESSENCE
StatusFinished
Effective start/end date1/01/161/07/22

Collaborative partners

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.