Avaliação da efetividade de um programa de intervenção multinível promotor de esperança para aumento das funções executivas e qualidade de vida de crianças com doença oncológica

Project Details

Description

Baseado na literatura que evidencia a importância da qualidade e diversificação dos cuidados de saúde prestados no âmbito do internamento hospitalar no cancro pediátrico, nomeadamente, na redução da tensão e dor vividas, o presente projeto apresenta uma abordagem multi-nível tendo como destinários as crianças com doença oncológica com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos e seus cuidadores. O projeto pretende avaliar uma abordagem suportada na Terapia da Esperança (TE) e tem como objetivos: i) testar o efeito do programa de TE para pais operacionalizada em intervenção individual e grupal, nos níveis de esperança, conforto, qualidade de vida, sobrecarga dos pais da criança com doença oncológica; i) testar o efeito do programa de TE para crianças, operacionalizada em intervenção grupal (storytelling - hora do conto) nas dimensões de funcionamento executivo e ansiedade ; iii) testar o efeito da combinação dos dois programas de TE. Os participantes serão organizados em quatro grupos de análise – G1: TE para pais; G2: TE para crianças; G3: TE para pais e crianças G4: controlo (sem TE) com crianças emparelhadas pela idade e nível de tratamento em relação aos grupos experimentais. Em todos os grupos experimentais pretende-se incentivar a melhoria dos cuidados prestados às crianças com doença oncológica, através do conhecimento dos fatores protetores que contribuem para a resiliência familiar. Storytelling trata-se de uma intervenção humanizada e de baixo custo que pode melhorar o bem-estar de crianças hospitalizadas com importantes implicações clínicas. A TE decorrerá num desenho pré-teste/pós-teste com follow up após um mês do término da 6 intervenção para monitorização dos seus efeitos a longo prazo. A população é constituída pelo número de pais e de crianças com doença oncológica admitidas para internamento hospitalar nas unidades hospitalares parceiras. As diferentes fases do projeto incluem: fase I (estudo pré-experimental), fase II (estudo experimental) e fase III (estudo qualitativo). Na fase I, procede-se ao recrutamento dos participantes do estudo e verificação dos critérios elegíveis para a sua participação com recurso à entrevista terapêutica face-a-face. Na fase II, prevê-se implementar e testar o efeito da TE operacionalizada em intervenção individual e grupal. A intervenção grupal será realizada em oito sessões com periocidade semanal (2 meses), tendo cada sessão a duração de 02h00 (duração da intervenção prevista para um grupo de 12 participantes). Ao grupo experimental (G1), será aplicada a terapia da esperança aos pais. Ao grupo experimental (G2) será aplicada a TE às crianças (também com periocidade semanal) por meio de storytelling com histórias seleccionadas para o efeito que permitam uma discussão orientada sobre os obsctáculos e formas de resolver os problemas das personagens envolvidas nas histórias trabalhadas permitindo um treino de flexibilidade cognitiva e de controlo de resposta na adversidade. Ao grupo experimental (G3) a TE será aplicada aos pais e crianças em simultâneo. Ao grupo de controlo (G4), será realizada uma intervenção grupal baseada na “livre” partilha de experiências entre os participantes (terapia em uso), em períodos distintos. A avaliação do efeito da TE será concretizada pela análise do impacto nas variáveis esperança, conforto, qualidade-de-vida, sobrecarga do cuidador e fatores protetores da família, funções executivas e ansiedade das crianças, através da aplicação dos instrumentos auto e hetero-relato previamente adaptados à realidade portuguesa15-18. Os instrumentos de monitorização incluem as seguintes medidas: questionário de dados sociodemográficos; Herth Hope Index - PT (HHI-PT-DC)6; Holistic Comfort Questionnaire - Family (HCQ-F)7; Quality of Life in Life Threatening Illness - Family Carer Version (QOLLTI-F)8; Zarit Burden Interview (ZBI)9; Inventory of Family Protective Factors (IFPF)10; Genograma de Esperança11, Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC)12 e Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF)13-14, versão para pais e crianças. Será usado o G-Power para calcular o poder estatístico e os dados quantitativos servirão para medir efeito entre pré e pósteste entre os diferentes grupos em análise. Serão de igual modo tido em conta os seguintes indicadores: modificação positiva na adesão ao regime terapêutico; estado de saúde e resposta da criança ao tratamento prescrito. Na fase III, prevê-se a realização de um estudo qualitativo com recurso à entrevista semiestruturada, para efeitos de avaliação da participação no programa na perspetiva dos seus participantes (ex: qualidade de vida percepcionada).
AcronymHOPE2BRAIN+
StatusFinished
Effective start/end date1/06/2231/12/23

Collaborative partners

UN Sustainable Development Goals

In 2015, UN member states agreed to 17 global Sustainable Development Goals (SDGs) to end poverty, protect the planet and ensure prosperity for all. This project contributes towards the following SDG(s):

  • SDG 3 - Good Health and Well-being
  • SDG 10 - Reduced Inequalities

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.