"O diálogo entre as Ciências da Comunicação e a área da Inteligência Artificial (IA), com maior ou menor intensidade, é uma prática corrente na academia há algumas décadas. Este trabalho interligado permite o desenvolvimento de novas narrativas bem como o (re)conhecimento de novas práticas de comunicação suportadas pelos desenvolvimentos na inteligência artificial, levando os investigadores e os profissionais da comunicação a enfrentar um momento de mudança na conceptualização e na prática da comunicação, no que diz respeito à sua forma, conteúdo e geração.
A comunicação digital não está a desenvolver um mundo virtual, mas uma virtualidade real, integrada com outras formas de interação, numa vida quotidiana cada vez mais ‘hibridizada’. De facto, a relação entre as organizações e os seus stakeholders, impulsionada pela inteligência artificial, tem vindo a evoluir, sendo hoje imperativo o reconhecimento do envolvimento das tecnologias de comunicação, as quais originam novas escolhas e novos padrões de interação. Por outro lado, a relação que as pessoas, os diversos públicos, estabelecem com a informação em ambientes digitais pode também interferir com a forma como cada indivíduo experimenta a vida quotidiana. É cada vez mais frequente a interação com chatbots e a mediação da nossa rotina quotidiana por assistentes virtuais e aplicações alimentadas por IA, com os quais também vamos aprendendo a comunicar. Assim, os impactos da IA na comunicação e, assim, na vida humana, são complexos e paradoxais, repercutindo-se também nas vivências offline.
O objetivo deste estudo sobre Comunicação e Inteligência Artificial é proporcionar uma revisão aprofundada do estado da arte da investigação sobre o tema, de modo a proporcionar uma compreensão profunda e atual bem como a detetar desafios e oportunidades imediatos ou de médio ou longo prazo."