FarDar

Project Details

Description

No ano em que na Universidade Católica Portuguesa se assinala como lema “O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social” (Capeloa Gil, 2023), o Projeto “FarDar” assenta no valor da Fraternidade social universitária e no dom de doar como princípios fundamentais.
Com este projeto pretende criar-se, na EEL da UCP, um banco de fardas e batas para que os estudantes com maiores dificuldades financeiras possam ter um uniforme sem custos. Podem ainda fazer esta solicitação estudantes que respeitem os princípios da reciclagem e da reutilização no pressuposto da sustentabilidade (ONU, 2016).
A enfermagem é uma profissão em que a farda tem um enorme significado simbólico, lhe confere uma identidade e carisma (Madureira, 2017; Simões Figueiredo, 2004). A farda representa uma tradição e uma profissão (Hoeve et al., 2013).
A farda é usada nas instituições hospitalares com dois propósitos: a identidade da profissão e a proteção dos enfermeiros na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde (Ordem Enfermeiros, 2009).
A utilização da farda branca demonstra limpeza, aprumo e uma tradução estética de quem a veste.
Para além do anteriormente referido, a farda dos estudantes de enfermagem ainda tem características específicas que permitem a identificação da Escola/Universidade a que pertencem (Salgueiro, 2000).
Pretende-se que os estudantes finalistas sintam que estão, também, a transmitir um legado doando a sua farda vivida.

Key findings

Farda; Responsabilidade Social; Sustentabilidade
StatusActive
Effective start/end date30/06/21 → …

Collaborative partners

UN Sustainable Development Goals

In 2015, UN member states agreed to 17 global Sustainable Development Goals (SDGs) to end poverty, protect the planet and ensure prosperity for all. This project contributes towards the following SDG(s):

  • SDG 10 - Reduced Inequalities
  • SDG 12 - Responsible Consumption and Production