Project Details

Description

Este estudo procura dar voz à forma como os membros da comunidade educativa e muitas outras organizações se mobilizaram para apoiar as crianças e jovens, durante os períodos de confinamento decorrentes da pandemia por Sars-Cov-2, transformando a incerteza diária numa luta pela e através da edução integral e integradora.
O universo em estudo é o das Academias Gulbenkian Conhecimento. Este projeto da Fundação Gulbenkian é anterior à pandemia e tem como foco o apoio ao desenvolvimento de competências de Agência, Compromisso e Colaboração; competências estas que é defensável serem fundamentais para resistir e crescer em ambiente pandémico. Consequentemente, esperamos encontrar neste universo um terreno fértil de histórias que permita não apenas efetuar um registo histórico do sucedido, mas também encontrar pistas para propostas de atuação na área da educação. Assim, temos como objetivos: (a) identificar histórias de natureza humana junto de sujeitos do universo das Academias Gulbenkian Conhecimento que contribuíram para a manutenção do processo educativo, quer ao nível das práticas de ensino/aprendizagem focadas no desenvolvimento cognitivo, quer ao nível do desenvolvimento de competências transversais e do bem-estar de todos os envolvidos; compreender quais os mecanismos utilizados e os diferentes graus de envolvimento dos atores; registar as iniciativas, ressaltando o envolvimento dos alunos (Agência), a solidariedade e interdependência (Colaboração), a constância e esforço (Compromisso) e a atenção à educação integral.
StatusFinished
Effective start/end date1/09/2131/10/22

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.