Project Details

Description

OBJETIVOS DA AGENDAINSECTERA:

▪ Promover uma alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, através do desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores intensivos em conhecimento e de maior valor acrescentado, de base biotecnológica e suportados na valorização de recursos sustentáveis (insetos);

▪ Criação de novas cadeias de valor circulares, geradoras de produtos inovadores, sustentáveis e com um contributo para a diversificação e fortalecimento da competitividade do tecido empresarial português face a economias internacionais;

▪ Colocação no mercado internacional de novos produtos e serviços, assentes em desenvolvimentos de base científica e preparados para lidar com as exigências do consumidor atual.

▪ Promover investimentos sustentáveis em cadeias industriais, que incidam sobre a redução de consumos de energia por fontes não renováveis e a redução de consumos de produtos importados, para além da redução de emissões de CO2. Assim, esta Agenda apresenta um foco especial no incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, valorizando atividades de I& De de inovação de38 organizações empresariais e não empresariais portuguesas, com vista à diversificação e especialização da estrutura produtivado país, colocando Portugal na vanguarda mundial da indústria de insetos. O objetivo final é possibilitara industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação.
Short titleInsectERA
StatusActive
Effective start/end date1/01/2331/12/25

Collaborative partners

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.