Interdisciplinaridade, transferência de tecnologia e relações corporate enquanto fatores de diferenciação e afirmação institucional universitária contemporânea no contexto da Universidade Católica Portuguesa

Project Details

Description

O contexto político, económico e social que se vive apresenta um grau elevado de incerteza e de competitividade que é desafiante para todas as Instituições do Ensino Superior (IES). Estas instituições apresentam uma capacidade de controlo contextual limitada, acompanhada de uma elevada exposição a flutuações económicas e à transformação digital, ambas com ciclos e ritmos de elevada imprevisibilidade.

Apresenta-se um cenário “darwinista” onde as IES precisam de competir entre si para atrair estudantes e financiamentos para investir em tecnologia. Este cenário exige ainda uma consolidação institucional com fortes parcerias, nacionais e internacionais, com outras IES e com os diversos setores da economia. Em paralelo, os modelos pedagógicos terão de migrar para uma base cada vez mais digital e centrada nos estudantes.

O contexto particular da Universidade Católica Portuguesa (UCP) aumenta a complexidade da questão pela sua: i) Missão com elevada ênfase na responsabilidade social; ii) diversidade de saberes, dispersos por várias unidades básicas e centros de investigação; e iii) dispersão geográfica, com 4 campi em Lisboa, Porto, Braga e Viseu.

A interdisciplinaridade surge, portanto, como um fator chave para aumentar a massa crítica institucional e a expandir as suas competências, com enfoque na diferenciação e inovação da oferta letiva e da investigação. Um dos objetivos deste projeto passa então por fomentar este cruzamento de saberes através do: i) estudo de modelos de interdisciplinaridade noutras IES que possam servir de referência; ii) levantamento da oferta de saberes e frentes de investigação da UCP; iii) exploração e implementação dos modelos estudados, adaptados à realidade específica da UCP; e iv) avaliação do impacto dos mesmos através de produção científica e oferta letiva.

Em paralelo, a exploração, definição, implementação e avaliação de modelos de transferência de tecnologia também será fundamental para assegurar um posicionamento estratégico forte da UCP, bem como a eventual diversificação de fontes de rendimento através de relações corporate com a indústria e com os mercados. Tal deve ser estudado no terreno, por forma a quantificar o impacto desta estratégia na sustentabilidade, diferenciação e afirmação da UCP, minimizando a dispersão dos aspetos de missão mais centrais.

Por fim, e alavancando as competências e histórico da UCP na área da Saúde, em particular através do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, esta área deve ser tomada como ponto fulcral de nexo dos esforços descritos acima. Estudar-se-á então um modelo de “cluster em saúde”, tomando as melhores práticas institucionais de outras IES e adaptando-as à realidade da UCP, avaliando depois o impacto a nível: i) do aumento da interdisciplinaridade a nível letivo e de investigação, ii) da geração de conhecimento valorizado pela indústria, iii) das relações com a indústria, bem como iv) da sustentabilidade, financeira e ambiental, do modelo criado.
AcronymCEEC 2021 - Inv. Aux 3
StatusActive
Effective start/end date23/05/2222/05/28

Funding

  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia: €338,457.20

Keywords

  • Interdisciplinaridade
  • Transferência de Tecnologia
  • Inovação
  • Saúde
  • Ensino Superior

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.