O Projeto “Northern AgroFood-Environment Innovation” (NAFEI) enquadra-se no domínio da Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico e está especialmente orientado para o investimento no Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços, no domínio dos sistemas Agroalimentar e Agroambiental, implicando: graduados com competências a nível Superior, captados na Região Norte; as capacidades do Centro de Investigação CBQF-Laboratório Associado do Estado da ESB-UCP, especializado nos eixos Agroalimentar-Nutrição, Ambiente-Sustentabilidade; e um Sounding Board representativo do tecido económico, capaz de ser orientador e mentor do Programa NAFEI que se lançará em duas edições com o objetivo de validação precoce de conceitos e protótipos de produtos e serviços – Concurso Innovation Track . Este programa é acompanhado por ações continuadas de promoção e divulgação dos projetos em desenvolvimento, procurando a sua valorização pelo mercado, a transferência de conhecimento, tecnologias e competências para as empresas e para a economia.
O Setor Agroalimentar constitui um espaço relevante da economia europeia, nacional e da Região Norte, tendo sofrido nos últimos anos uma evolução considerável, adaptando produtos ao gosto dos consumidores ao mesmo tempo que procura processá-los de forma mais saudável e apresentando características inovadoras de modo a torná-los mais competitivos.
O NAFEI promoverá ações de sensibilização e motivação, envolvendo meios de comunicação e um roadshow para mobilizar competências individuais, para se criarem equipas capazes de desenvolver novos produtos e serviços capazes de atrair o interesse nas cadeias de valor relacionadas, designadamente na produção primária, nos produtores de bens e serviços intermédios (ingredientes, embalagem, equipamentos,..), produtos e serviços ambientais e, em particular, produtos e serviços alimentares. Este programa de dinamização será acompanhado por um Sounding Board composto por representantes de empresas, associações, clusters institucionais, empresários, investidores,…que se envolverão com base no relacionamento com a ESB-UCP, e em geral para a Universidade Católica - Porto (ex. com Católica Porto Business School) e que oferecerão aos candidatos e ao Programa uma orientação de prioridades e de valor para os mercados. A avaliação das Propostas de Projetos dos Candidatos (individuais ou em grupos) será avaliada por um Júri que considerará o feedback recebido do Sounding Board.
O processo envolverá a possibilidade de cada Projeto poder progressivamente envolver as seguintes tarefas e prosseguir em função da avaliação que for realizada em cada fase:
Estudo de Viabilidade Técnico-Científica;
Realização de Prova de Conceito;
Desenvolvimento de Prototipagem;
Projeto de Negócio.