Smart sustainable farms, foods and trade European Digital Innovation Hub

Project Details

Description

SFT-EDIH é um polo de inovação digital para o setor agroalimentar, ponto único de acesso para a digitalização do setor, do prado ao prato. Reconhecido a nível nacional (IAPMEI) e integrado numa rede europeia, o SFT-EDIH tem como missão acelerar a adoção de tecnologias chave para a transição digital, como inteligência artificial (AI), internet das coisas (IoT), ciência de dados, blockchain, fotónica, robótica, realidade virtual e aumentada e cibersegurança.
Apoia diretamente as PME e o setor público através de um conjunto de serviços estruturados de formação e qualificação, acesso a redes de inovação, teste e adequação de soluções digitais ("testar antes de investir") e acesso a financiamento.
O SFT-EDIH não tem fins lucrativos, presta serviços de forma não concorrencial com o mercado, assegurando acesso livre, transparente e não discriminatório. Os apoios aos beneficiários são dados através de descontos diretos na prestação dos serviços, podendo ser complementados por apoios adicionais ao abrigo dos auxílios de Estado.

Planos e resultados
Para melhor servirmos a missão de contribuir para a transição ecológica e digital no setor agroalimentar em Portugal e na Europa, estabelecemos um conjunto de compromissos relativos à promoção da coesão territorial, sustentabilidade ambiental e maturidade digital. Esses compromissos materializam-se em atividades e indicadores que serão monitorizados ao longo do tempo e permitirão avaliar o impacto das nossas atividades nestas três importantes dimensões.
Para além da Escola Superior de Biotecnologia, fazem parte do consórcio o BGI SA (Building Global Innovators), a ADVID, o Air Centre, a APED, a Beta-i, o Colab4Food, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, o Crédito Agrícola de Portugal, a COTEC Portugal, o COTHN, a FIPA, o Food4Sustainability, a Associação Fraunhofer Portugal Research, o INESC TEC, o INIAV, o InovTechAgro, o ISA - Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Kiwa Sativa, a Portugal Foods, o PT-Maths-IN, o Smart Farm COLAB, SGS Portugal, a Universidade da Beira Interior, a Uninova e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Short titleSFT-EDIH
AcronymSFT-EDIH
StatusActive
Effective start/end date10/10/2230/09/25

Fingerprint

Explore the research topics touched on by this project. These labels are generated based on the underlying awards/grants. Together they form a unique fingerprint.