Abstract
Original language | Portuguese |
---|---|
Article number | PD 13 |
Pages (from-to) | 56-56 |
Number of pages | 1 |
Journal | Cuidados Paliativos |
Volume | 5 |
Issue number | 2 |
Publication status | Published - 27 Oct 2018 |
Event | IX Congresso Nacional de Cuidados Paliativos/8º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO-Porto: preparar o futuro, novas soluções - Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto, Portugal Duration: 25 Oct 2018 → 27 Oct 2018 |
Cite this
- APA
- Author
- BIBTEX
- Harvard
- Standard
- RIS
- Vancouver
}
In: Cuidados Paliativos, Vol. 5, No. 2, PD 13, 27.10.2018, p. 56-56.
Research output: Contribution to journal › Meeting Abstract › peer-review
TY - JOUR
T1 - É a conversar que a gente se entende – a satisfação da conferência familiar em cuidados paliativos
AU - Rocha, Ana Maria Neves
AU - Dourado, Marília de Assunção Rodrigues Ferreira
AU - Capelas, Manuel Luís Vila
PY - 2018/10/27
Y1 - 2018/10/27
N2 - Introdução: A Conferência Familiar (CF) é um indicador de qualidade em Cuidados Paliativos (CP). Baseia-se num processo comunicacional e relacional de gestão de emoções e de vontades do doente, família e equipa de saúde. O empirismo revela que a CF deve ser utilizada enquanto ferramenta eficaz na comunicação mas, a investigação sobre os outcomes resultantes da CF é ainda diminuta. Urge investigar os outcomes resultantes da prática da CF nos CP, para o doente, família e profissionais de saúde. Importa perceber a eficácia da CF em CP e qual a satisfação que promove nos decisores do Plano Avançado de Cuidados: doente, família e equipa multidisciplinar.Objetivos: Avaliar a satisfação geral dos intervenientes na CF e quais as variáveis influenciadoras da satisfação.Métodos e material: Estudo exploratório, quantitativo, observacional, analítico e trans-versal. Amostra não probabilística acidental de 94 CFs, em UCP Privada, UCP da RNCC, ECSCP e EIHSCP. Usou-se o questionário “Avaliação da Satisfação com a CF”, com Al-pha de Cronbach >0,75. Os resultados foram analisados recorrendo aos Teste Mann-Whitney (U) e de Teste Kruskall- Wallis (H).Resultados: 98,2% dos objetivos da CF foram avaliados como satisfeitos ou muito satisfeitos; existe diferença significativa na Satisfação Geral dos intervenientes para com a CF (H=9,463; p =0,009), apresentando doente e família maior índice de satisfação que os profissionais. As variáveis planeamento, tipologia de CP, categoria do profissional Gestor da CF, local de cuidados, grau de parentesco do Familiar de Referência e a presença do doente tiveram influência significativa no nível de satisfação dos participantes com a CF. O número de profissionais na CF, a duração e o espaço onde se realizou a CF, não mostraram essa influência.Conclusão: A CF mostrou ser eficaz, quanto aos objetivos traçados, em todas as tipologias de CP e muito satisfatória para os intervenientes, pelo que se recomenda a sua utilização enquanto ferramenta de qualidade no processo comunicacional em CP.
AB - Introdução: A Conferência Familiar (CF) é um indicador de qualidade em Cuidados Paliativos (CP). Baseia-se num processo comunicacional e relacional de gestão de emoções e de vontades do doente, família e equipa de saúde. O empirismo revela que a CF deve ser utilizada enquanto ferramenta eficaz na comunicação mas, a investigação sobre os outcomes resultantes da CF é ainda diminuta. Urge investigar os outcomes resultantes da prática da CF nos CP, para o doente, família e profissionais de saúde. Importa perceber a eficácia da CF em CP e qual a satisfação que promove nos decisores do Plano Avançado de Cuidados: doente, família e equipa multidisciplinar.Objetivos: Avaliar a satisfação geral dos intervenientes na CF e quais as variáveis influenciadoras da satisfação.Métodos e material: Estudo exploratório, quantitativo, observacional, analítico e trans-versal. Amostra não probabilística acidental de 94 CFs, em UCP Privada, UCP da RNCC, ECSCP e EIHSCP. Usou-se o questionário “Avaliação da Satisfação com a CF”, com Al-pha de Cronbach >0,75. Os resultados foram analisados recorrendo aos Teste Mann-Whitney (U) e de Teste Kruskall- Wallis (H).Resultados: 98,2% dos objetivos da CF foram avaliados como satisfeitos ou muito satisfeitos; existe diferença significativa na Satisfação Geral dos intervenientes para com a CF (H=9,463; p =0,009), apresentando doente e família maior índice de satisfação que os profissionais. As variáveis planeamento, tipologia de CP, categoria do profissional Gestor da CF, local de cuidados, grau de parentesco do Familiar de Referência e a presença do doente tiveram influência significativa no nível de satisfação dos participantes com a CF. O número de profissionais na CF, a duração e o espaço onde se realizou a CF, não mostraram essa influência.Conclusão: A CF mostrou ser eficaz, quanto aos objetivos traçados, em todas as tipologias de CP e muito satisfatória para os intervenientes, pelo que se recomenda a sua utilização enquanto ferramenta de qualidade no processo comunicacional em CP.
M3 - Meeting Abstract
SN - 2183-3400
VL - 5
SP - 56
EP - 56
JO - Cuidados Paliativos
JF - Cuidados Paliativos
IS - 2
M1 - PD 13
T2 - IX Congresso Nacional de Cuidados Paliativos/8º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO-Porto
Y2 - 25 October 2018 through 27 October 2018
ER -