A ação dos professores e o efeito nos resultados académicos: uma abordagem exploratória

Bruno César, José Matias Alves

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

120 Downloads

Abstract

Desde o início do século XXI, a aprendizagem dos alunos tem ocupado o centro do debate sobre a escola. Muitos autores problematizam sobre o que os alunos aprendem e como deveriam aprender. Na análise do fenómeno constatamos que são muitas as variáveis intervenientes neste processo; no entanto, não podemos ignorar que o professor é o elemento fundamental em todo o sistema educativo. A questão sobre o que constitui um ensino eficaz tem sido amplamente pesquisada. É um tema alvo de crescente atenção, pois surge como uma forma de melhorar a escola e a aprendizagem dos alunos. Sabemos que o conceito de eficácia é complexo e pouco consensual na forma de medir, no entanto, pretendemos ajudar a clarificar o que é um bom professor e que características têm maior impacto nos resultados académicos dos alunos. A tese centra-se na eficácia docente e procuramos compreender o efeito individual do professor no sucesso dos alunos, usando os resultados dos alunos nos exames nacionais nas disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A. Por outro lado, procura compreender que características e que métodos instrucionais são aplicados nas aulas pelos professores eficazes. O estudo terá duas fases distintas que se complementarão. A primeira fase do estudo passará por análises estatísticas de dados referentes a alunos de 11º e 12º anos de uma escola privada do Porto, que pretende aferir diferenças nos resultados dos alunos quando agrupados por professor usando modelos lineares hierárquicos para compreender o efeito do professor nos resultados dos alunos. Numa segunda fase serão inquiridos alunos sobre os seus professores no sentido de aferirmos que características apresentam os professores eficazes com base em 5 domínios (qualificação académica, conhecimentos científicos, relação pedagógica, estratégias de ensino, práticas de avaliação).
Original languagePortuguese
Title of host publicationEducação, território e desenvolvimento humano
Subtitle of host publicationatas do III Seminário Internacional
EditorsIlidia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages367-376
Number of pages10
ISBN (Print)9789895436446
Publication statusPublished - 19 Jul 2019
Event3rd International Seminar Education, Territories and Human Development - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 18 Jul 201919 Jul 2019

Conference

Conference3rd International Seminar Education, Territories and Human Development
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period18/07/1919/07/19

Cite this