TY - GEN
T1 - A ação dos professores e o efeito nos resultados académicos
T2 - III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
AU - César, Bruno
AU - Alves, José Matias
PY - 2019/7/19
Y1 - 2019/7/19
N2 - Desde o início do século XXI, a aprendizagem dos alunos tem ocupado o centro do debate sobre a escola. Muitos autores problematizam sobre o que os alunos aprendem e como deveriam aprender. Na análise do fenómeno constatamos que são muitas as variáveis intervenientes neste processo; no entanto, não podemos ignorar que o professor é o elemento fundamental em todo o sistema educativo. A questão sobre o que constitui um ensino eficaz tem sido amplamente pesquisada. É um tema alvo de crescente atenção, pois surge como uma forma de melhorar a escola e a aprendizagem dos alunos. Sabemos que o conceito de eficácia é complexo e pouco consensual na forma de medir, no entanto, pretendemos ajudar a clarificar o que é um bom professor e que características têm maior impacto nos resultados académicos dos alunos. A tese centra-se na eficácia docente e procuramos compreender o efeito individual do professor no sucesso dos alunos, usando os resultados dos alunos nos exames nacionais nas disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A. Por outro lado, procura compreender que características e que métodos instrucionais são aplicados nas aulas pelos professores eficazes. O estudo terá duas fases distintas que se complementarão. A primeira fase do estudo passará por análises estatísticas de dados referentes a alunos de 11º e 12º anos de uma escola privada do Porto, que pretende aferir diferenças nos resultados dos alunos quando agrupados por professor usando modelos lineares hierárquicos para compreender o efeito do professor nos resultados dos alunos. Numa segunda fase serão inquiridos alunos sobre os seus professores no sentido de aferirmos que características apresentam os professores eficazes com base em 5 domínios (qualificação académica, conhecimentos científicos, relação pedagógica, estratégias de ensino, práticas de avaliação).
AB - Desde o início do século XXI, a aprendizagem dos alunos tem ocupado o centro do debate sobre a escola. Muitos autores problematizam sobre o que os alunos aprendem e como deveriam aprender. Na análise do fenómeno constatamos que são muitas as variáveis intervenientes neste processo; no entanto, não podemos ignorar que o professor é o elemento fundamental em todo o sistema educativo. A questão sobre o que constitui um ensino eficaz tem sido amplamente pesquisada. É um tema alvo de crescente atenção, pois surge como uma forma de melhorar a escola e a aprendizagem dos alunos. Sabemos que o conceito de eficácia é complexo e pouco consensual na forma de medir, no entanto, pretendemos ajudar a clarificar o que é um bom professor e que características têm maior impacto nos resultados académicos dos alunos. A tese centra-se na eficácia docente e procuramos compreender o efeito individual do professor no sucesso dos alunos, usando os resultados dos alunos nos exames nacionais nas disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A. Por outro lado, procura compreender que características e que métodos instrucionais são aplicados nas aulas pelos professores eficazes. O estudo terá duas fases distintas que se complementarão. A primeira fase do estudo passará por análises estatísticas de dados referentes a alunos de 11º e 12º anos de uma escola privada do Porto, que pretende aferir diferenças nos resultados dos alunos quando agrupados por professor usando modelos lineares hierárquicos para compreender o efeito do professor nos resultados dos alunos. Numa segunda fase serão inquiridos alunos sobre os seus professores no sentido de aferirmos que características apresentam os professores eficazes com base em 5 domínios (qualificação académica, conhecimentos científicos, relação pedagógica, estratégias de ensino, práticas de avaliação).
KW - Ensino eficaz
KW - Eficácia do professor
KW - Resultados do aluno
KW - Gestão de sala de aula
M3 - Conference contribution
SN - 9789895436446
SP - 367
EP - 376
BT - Educação, território e desenvolvimento humano
A2 - Cabral, Ilidia
A2 - Machado, Joaquim
A2 - Palmeirão, Cristina
A2 - Baptista, Isabel
A2 - Azevedo, Joaquim
A2 - Alves, José Matias
A2 - Roldão, Maria do Céu
PB - Universidade Católica Portuguesa
CY - Porto
Y2 - 18 July 2019 through 19 July 2019
ER -