TY - BOOK
T1 - A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
AU - Silva, Joana Rosário Teixeira da
PY - 2017
Y1 - 2017
N2 - Esta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em “The Teaching of Action in String Playing” (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus “Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola”, idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os “Action Studies”, representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.
AB - Esta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em “The Teaching of Action in String Playing” (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus “Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola”, idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os “Action Studies”, representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.
KW - Teaching the cello instrument
KW - Action studies from Paul Rolland
KW - Technique
KW - Movement
KW - Posture
KW - Ensino do instrumento violoncelo
KW - Action studies de Paul Rolland
KW - Técnica
KW - Movimento
KW - Postura
M3 - Doctoral Thesis
ER -