TY - JOUR
T1 - A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
T2 - a visão dos alunos
AU - Alves, José Matias
AU - Palmeirão, Cristina
AU - Trigo, Luísa Ribeiro
AU - Cabral, Ilídia
PY - 2014
Y1 - 2014
N2 - O que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioe-conómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfica (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas dificuldades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel significativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfis de desempenho mais baixos.
AB - O que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioe-conómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfica (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas dificuldades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel significativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfis de desempenho mais baixos.
KW - Learning
KW - Teaching strategies
KW - Classroom climate
KW - Student engagement
KW - Priority intervention educational territories
KW - Aprendizagem
KW - Estratégias de ensino
KW - Clima de sala de aula
KW - Envolvimento do aluno
KW - Territórios educativos de intervenção prioritária
U2 - 10.34632/investigacaoeducacional.2014.3404
DO - 10.34632/investigacaoeducacional.2014.3404
M3 - Article
SN - 1645-4006
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
IS - 14
ER -