A avaliação e a melhoria da eficácia da aprendizagem

Rui Alberto Ferreira de Castro, José Matias Alves

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

44 Downloads

Abstract

A avaliação, bem como as eternas discussões em torno do seu papel no processo deensino-aprendizagem, é uma componente incontornável da vida de alunos e professores. Ao longo dos tempos, a forma como a avaliação é encarada tem evoluído desde uma primeira “geração da medida” centrada na ideia positivista de mensurabilidade e quantificação até uma terceira “geração da avaliação como apreciação do mérito” ou mesmo uma quarta “geração integrativa” em que cada vez mais se encara a avaliação como um processo de promoção da aprendizagem. Esta investigação, apoiando-se em resultados de investigações anteiores que indicam serem as avaliações frequentes de baixo impacto (low-stake quiz) uma dasmais eficazes ferramentas de consolidação do processo ensino-aprendizagem, pretende contribuir para a compreensão da influência nas aprendizagens da utilização frequente e repetitiva de micro-avaliações (MA) formativas com feedback contextual num contexto escolar real. Mais concretamente, pretende-se avaliar o realimpacto da introdução desta técnica avaliativa nos resultados dos alunos bem como a perceção por parte de alunos, pais e professores quanto ao seu real efeito na eficácia da aprendizagem. A investigação iniciou-se no ano letivo 2018/2019 e decorrerá durante três anos letivos numa escola do ensino básico envolvendo 20turmas do 5º ao 9º ano. A população envolvida será de cerca de 450 alunos e 50 professores por ano. Serão triangulados os resultados da análise quantitativa das classificações das diferentes tipologias de provas bem como dos resultados finais e das avaliações externas com os resultados de uma análise qualitativa da perceção por parte de alunos, pais e professores sobre o efeito da introdução das MA na eficácia da aprendizagem.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEducação, territórios e desenvolvimento humano
Subtitle of host publicationatas do III seminário internacional
EditorsIlídia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages400-409
Number of pages9
ISBN (Print)9789895436446
Publication statusPublished - 19 Jul 2019
Event3rd International Seminar Education, Territories and Human Development - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 18 Jul 201919 Jul 2019

Conference

Conference3rd International Seminar Education, Territories and Human Development
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period18/07/1919/07/19

Cite this