@inproceedings{a86d8178b1ca433399621f59dcb09472,
title = "A avalia{\c c}{\~a}o e a melhoria da efic{\'a}cia da aprendizagem",
abstract = "A avalia{\c c}{\~a}o, bem como as eternas discuss{\~o}es em torno do seu papel no processo deensino-aprendizagem, {\'e} uma componente incontorn{\'a}vel da vida de alunos e professores. Ao longo dos tempos, a forma como a avalia{\c c}{\~a}o {\'e} encarada tem evolu{\'i}do desde uma primeira “gera{\c c}{\~a}o da medida” centrada na ideia positivista de mensurabilidade e quantifica{\c c}{\~a}o at{\'e} uma terceira “gera{\c c}{\~a}o da avalia{\c c}{\~a}o como aprecia{\c c}{\~a}o do m{\'e}rito” ou mesmo uma quarta “gera{\c c}{\~a}o integrativa” em que cada vez mais se encara a avalia{\c c}{\~a}o como um processo de promo{\c c}{\~a}o da aprendizagem. Esta investiga{\c c}{\~a}o, apoiando-se em resultados de investiga{\c c}{\~o}es anteiores que indicam serem as avalia{\c c}{\~o}es frequentes de baixo impacto (low-stake quiz) uma dasmais eficazes ferramentas de consolida{\c c}{\~a}o do processo ensino-aprendizagem, pretende contribuir para a compreens{\~a}o da influ{\^e}ncia nas aprendizagens da utiliza{\c c}{\~a}o frequente e repetitiva de micro-avalia{\c c}{\~o}es (MA) formativas com feedback contextual num contexto escolar real. Mais concretamente, pretende-se avaliar o realimpacto da introdu{\c c}{\~a}o desta t{\'e}cnica avaliativa nos resultados dos alunos bem como a perce{\c c}{\~a}o por parte de alunos, pais e professores quanto ao seu real efeito na efic{\'a}cia da aprendizagem. A investiga{\c c}{\~a}o iniciou-se no ano letivo 2018/2019 e decorrer{\'a} durante tr{\^e}s anos letivos numa escola do ensino b{\'a}sico envolvendo 20turmas do 5º ao 9º ano. A popula{\c c}{\~a}o envolvida ser{\'a} de cerca de 450 alunos e 50 professores por ano. Ser{\~a}o triangulados os resultados da an{\'a}lise quantitativa das classifica{\c c}{\~o}es das diferentes tipologias de provas bem como dos resultados finais e das avalia{\c c}{\~o}es externas com os resultados de uma an{\'a}lise qualitativa da perce{\c c}{\~a}o por parte de alunos, pais e professores sobre o efeito da introdu{\c c}{\~a}o das MA na efic{\'a}cia da aprendizagem.",
keywords = "Avalia{\c c}{\~a}o, Avalia{\c c}{\~a}o formativa, Micro-avalia{\c c}{\~o}es, Efic{\'a}cia do ensino aprendizagem",
author = "Castro, {Rui Alberto Ferreira de} and Alves, {Jos{\'e} Matias}",
year = "2019",
month = jul,
day = "19",
language = "Portuguese",
isbn = "9789895436446",
pages = "400--409",
editor = "Cabral, {Il{\'i}dia } and Machado, {Joaquim } and Cristina Palmeir{\~a}o and Isabel Baptista and Joaquim Azevedo and Alves, {Jos{\'e} Matias} and Rold{\~a}o, {Maria do C{\'e}u}",
booktitle = "Educa{\c c}{\~a}o, territ{\'o}rios e desenvolvimento humano",
publisher = "Universidade Cat{\'o}lica Portuguesa",
address = "Portugal",
note = "III Semin{\'a}rio Internacional Educa{\c c}{\~a}o, Territ{\'o}rios e Desenvolvimento Humano ; Conference date: 18-07-2019 Through 19-07-2019",
}