A centralidade do estudante na aprendizagem do cuidado: a natureza da interação no processo de cuidar

Research output: Book/ReportBookpeer-review

Abstract

Considerando a centralidade do estudante na construção do processo ensino-aprendizagem, assumimos a importância de compreender a aprendizagem, através da sua própria experiência, da forma como a vive e reflete acerca dela, considerando questões teóricas e práticas, para contribuir para a construção de conhecimento e para o desenvolvimento científico da enfermagem. Suportado pelo quadro conceptual e configurando um estudo que se prende com a visão antropocêntrica da relação pedagógica, preocupamo-nos em deixar emergir o que deve ser identificado e relevado no âmbito da competência emocional do estudante que permita estudar a experiência vivida, enquadrando-se a estratégia de investigação no paradigma qualitativo, num formato de estudo de caso único. O livro evidencia a operacionalização do currículo por via dos sujeitos, num processo de interação que concorre para a aprendizagem de cuidar. Consolida estratégias de tutoria e orientação pela promoção de ambientes facilitadores da aprendizagem, para que o estudante se sinta confiante e competente entre uma interação estruturada, num continuum que conduz a uma forma única e singular de ser enfermeiro e ser pessoa.
Original languagePortuguese
PublisherNovas Edições Académicas
Number of pages605
ISBN (Print)9783330744882
Publication statusPublished - 22 Sep 2016

Cite this