TY - JOUR
T1 - A entrevista como ferramenta de conservação de arte contemporânea
T2 - artista versus conservador-restaurador
AU - Bailão, Ana
AU - Carvalho, Carina
AU - Albuquerque, Marina
AU - Aleixo, Marta
AU - Matos, Miguel
AU - Varela, Patrícia
AU - Torres, Sónia
AU - Porpora, Daniela
N1 - Publisher Copyright:
© 2020, Grupo Espanol International Institute for Conservation.
PY - 2019
Y1 - 2019
N2 - A conservação e restauro de arte contemporânea tem-se revelado complexa. Por vezes, a análise e o estudo material não sãosuficientes para solucionar as questões de conservação associadas aos objetos. A intenção do artista e os motivos que o levaram a selecionar determinados materiais e técnicas de execução podem ser dadas a conhecer ao conservador-restaurador pelo próprio autor da obra em investigação. Este conhecimento pode ser obtido através da entrevista, sendo esta considerada, em pleno século XXI, o primeiro passo do processo de documentação de uma obra (Beerkens, et al 2012). Conscientes desta importância realizaram-se entrevistas a seis artistas com diferentes campos de atuação: escultura em gesso e cerâmica; azulejo; pintura de cavalete figurativa sobre madeira e tela; pintura de cavalete monocromática e hiper-realista; instalações efémeras compostas por elementos naturalistas e design gráfico sobre papel. Foram, no mesmo período, realizadas entrevistas a seis conservadores-restauradores, um de cada uma das áreas de especialidade. O objetivo deste estudo foi confrontar os resultados entre os artistas e os conservadores-restauradores entrevistados e comparar e confrontar os pontos de vista de cada profissional em relação aos materiais, envelhecimento e degradação das obras, às intervenções de conservação e restauro, entre outros. Apesar de algumas diferenças, evidentes e com sentido, constatou-se que, na sua maioria, quer para os conservadores-restauradores, quer para os artistas, apesar dos trabalhos serem realizados de modo distinto, os objetivos permanecem os mesmos: a conservação futura da obra.
AB - A conservação e restauro de arte contemporânea tem-se revelado complexa. Por vezes, a análise e o estudo material não sãosuficientes para solucionar as questões de conservação associadas aos objetos. A intenção do artista e os motivos que o levaram a selecionar determinados materiais e técnicas de execução podem ser dadas a conhecer ao conservador-restaurador pelo próprio autor da obra em investigação. Este conhecimento pode ser obtido através da entrevista, sendo esta considerada, em pleno século XXI, o primeiro passo do processo de documentação de uma obra (Beerkens, et al 2012). Conscientes desta importância realizaram-se entrevistas a seis artistas com diferentes campos de atuação: escultura em gesso e cerâmica; azulejo; pintura de cavalete figurativa sobre madeira e tela; pintura de cavalete monocromática e hiper-realista; instalações efémeras compostas por elementos naturalistas e design gráfico sobre papel. Foram, no mesmo período, realizadas entrevistas a seis conservadores-restauradores, um de cada uma das áreas de especialidade. O objetivo deste estudo foi confrontar os resultados entre os artistas e os conservadores-restauradores entrevistados e comparar e confrontar os pontos de vista de cada profissional em relação aos materiais, envelhecimento e degradação das obras, às intervenções de conservação e restauro, entre outros. Apesar de algumas diferenças, evidentes e com sentido, constatou-se que, na sua maioria, quer para os conservadores-restauradores, quer para os artistas, apesar dos trabalhos serem realizados de modo distinto, os objetivos permanecem os mesmos: a conservação futura da obra.
KW - Conservação e restauro
KW - Arte contemporânea
KW - Entrevista
KW - Artistas
KW - Conservador-restaurador
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85086770881&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.37558/GEC.V15I0.634
DO - 10.37558/GEC.V15I0.634
M3 - Article
AN - SCOPUS:85086770881
SN - 1989-8568
VL - 15
SP - 172
EP - 182
JO - Ge-conservación
JF - Ge-conservación
ER -