TY - THES
T1 - A evolução da notação musical do Ocidente na história do livro até à invenção da imprensa
AU - Sousa, Maria de Nazaré Valente de
PY - 2012
Y1 - 2012
N2 - Ao longo do tempo, tal como muitas outras coisas, também o livro conheceu a sua história, podendo ser visto como um perpetuador de memórias, imortalizando saberes e tradições que circulavam a priori por via da oralidade. Deste modo, tornou-se num artefacto passível de evolução, nomeadamente até à invenção da prensa móvel, por Gutenberg, no século XV. A dita invenção teve o seu impacto à época, estendido aos dias de hoje, trazendo consigo variadas consequências e transformando diversos sectores de atividade e áreas do saber como a música. Assim, torna-se necessário ter consciência das diversas formas de notação musical existentes até ao aparecimento da imprensa, desde a utilização de letras do alfabeto à criação de valores rítmicos mensurais, seguindo-se o seu desenvolvimento e analisando os primeiros passos da impressão musical. Esta, levada a cabo segundo os métodos de Gutenberg por Ottaviano Petrucci, em 1501, é tida como promotora de uma estandardização e massificação cultural que permitiu que a música se tornasse acessível a todos no espaço público, em maior quantidade e com uma maior qualidade.
AB - Ao longo do tempo, tal como muitas outras coisas, também o livro conheceu a sua história, podendo ser visto como um perpetuador de memórias, imortalizando saberes e tradições que circulavam a priori por via da oralidade. Deste modo, tornou-se num artefacto passível de evolução, nomeadamente até à invenção da prensa móvel, por Gutenberg, no século XV. A dita invenção teve o seu impacto à época, estendido aos dias de hoje, trazendo consigo variadas consequências e transformando diversos sectores de atividade e áreas do saber como a música. Assim, torna-se necessário ter consciência das diversas formas de notação musical existentes até ao aparecimento da imprensa, desde a utilização de letras do alfabeto à criação de valores rítmicos mensurais, seguindo-se o seu desenvolvimento e analisando os primeiros passos da impressão musical. Esta, levada a cabo segundo os métodos de Gutenberg por Ottaviano Petrucci, em 1501, é tida como promotora de uma estandardização e massificação cultural que permitiu que a música se tornasse acessível a todos no espaço público, em maior quantidade e com uma maior qualidade.
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