A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas

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Abstract

Numa sociedade marcada por valores neoliberais e inscrita na globalização e na ideologia da inovação, promover uma cultura de avaliação criará condições para que as escolas se afirmem como sistemas orgânicos capazes de criar e recriar estratégicas sistémicas de transformação e responsividade à mudança social. Um sistema de accountability afirma-se como uma ferramenta de suporte de culturas de escola focadas na melhoria contínua e na promoção da qualidade da educação. Neste contexto, este texto apresenta um estudo empírico desenvolvido em Portugal reportado à ação da avaliação externa desenvolvida entre 2018 e 2021. O estudo, sustentado numa análise documental de 60 relatórios de avaliação externa, combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se existe um efeito entre as forças e áreas de melhoria e a avaliação atribuída pela Inspeção. Os resultados sugerem que uma robusta visão estratégica e a ação de lideranças mobilizadoras são preditores transversais dos vários domínios de avaliação das escolas, ainda que registem articulações débeis. Foram ainda identificados preditores indexados a domínios específicos de avaliação: resultados académicos, autoavaliação focada no ensino aprendizagem, aprofundamento de práticas de autoavaliação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação ao domínio dos resultados; metodologias ativas de ensino- aprendizagem e resultados académicos em relação ao domínio prestação de serviço público; compromisso com a inclusão em relação ao domínio liderança e gestão. Não obstante, estas correlações apresentam, por vezes, níveis de consistência problemáticos. Não foram encontradas relações entre a avaliação de escola e os fatores implicando a inovação. Assim, a inovação é uma dimensão marginal da realidade escolar sem impacto na avaliação das escolas, centrando-se em aspetos específicos relativos à ação das lideranças, à organização de escola, ao ensino-aprendizagem e a autoavaliação.
Original languagePortuguese
Pages62-65
Number of pages4
Publication statusPublished - Jul 2023
Event5th International Seminar - Education, Territories and Human Development, - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto , Portugal
Duration: 21 Jul 202323 Jul 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Seminar

Seminar5th International Seminar - Education, Territories and Human Development,
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period21/07/2323/07/23
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