A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente

Research output: Types of ThesisMaster's Thesis

Abstract

A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores.
Original languagePortuguese
Awarding Institution
  • University of Beira Interior
Supervisors/Advisors
  • Nunes, António João Santos, Supervisor, External person
Award date1 Jan 2012
Publication statusPublished - Jun 2012
Externally publishedYes

Cite this