Abstract
A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores.
Original language | Portuguese |
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Awarding Institution |
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Supervisors/Advisors |
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Award date | 1 Jan 2012 |
Publication status | Published - Jun 2012 |
Externally published | Yes |