TY - JOUR
T1 - A marca Oliveira da Serra na novela Laços de Sangue
T2 - um caso de brand placement
AU - Ferreira, Rita
PY - 2013/6/17
Y1 - 2013/6/17
N2 - O Brand Placement na ficção audiovisual apresenta-se, para as marcas, como uma alternativa à publicidade clássica e linear sujeita à saturação publicitária e à fragmentação da audiência, utilizando estruturas de construção de significado cada vez mais complexas. O presente estudo analisa o Brand Placement da marca “Oliveira da Serra" na novela “Laços de Sangue”, em 43 episódios. Na primeira parte, define-se as perguntas de partida, os objetivos da investigação e a metodologia utilizada. De seguida, apresenta-se o enquadramento teórico sobre Telenovela, Marketainment e Brand Placement. Na segunda parte, apresenta-se a análise empírica, onde se descreve os tipos de Placement identificados na novela - Anúncio Publicitário, Separador “Alentejo”, Inserções sem produto e Inserções com produto - e as relações estabelecidas entre eles; as variáveis de Troup (1991) utilizadas na análise de 12 inserções, 6 com produto e 6 sem produto, escolhidas aleatoriamente; e as conclusões. Finalmente, apresenta-se a análise efetuada a cada inserção, os quadros de quantificação e relação, as fichas de personagens e cenários.
AB - O Brand Placement na ficção audiovisual apresenta-se, para as marcas, como uma alternativa à publicidade clássica e linear sujeita à saturação publicitária e à fragmentação da audiência, utilizando estruturas de construção de significado cada vez mais complexas. O presente estudo analisa o Brand Placement da marca “Oliveira da Serra" na novela “Laços de Sangue”, em 43 episódios. Na primeira parte, define-se as perguntas de partida, os objetivos da investigação e a metodologia utilizada. De seguida, apresenta-se o enquadramento teórico sobre Telenovela, Marketainment e Brand Placement. Na segunda parte, apresenta-se a análise empírica, onde se descreve os tipos de Placement identificados na novela - Anúncio Publicitário, Separador “Alentejo”, Inserções sem produto e Inserções com produto - e as relações estabelecidas entre eles; as variáveis de Troup (1991) utilizadas na análise de 12 inserções, 6 com produto e 6 sem produto, escolhidas aleatoriamente; e as conclusões. Finalmente, apresenta-se a análise efetuada a cada inserção, os quadros de quantificação e relação, as fichas de personagens e cenários.
KW - Soap opera
KW - Brand placement
KW - Product placement
KW - Marketainement
KW - Telenovela
KW - Brand placement
KW - Product placement
KW - Marketainement
M3 - Article
SN - 1645-0248
VL - 5
SP - 31
EP - 53
JO - Revista de Comunicação e Marketing
JF - Revista de Comunicação e Marketing
IS - 1
ER -