@inproceedings{aeaf70b3f979433c8352973aa4c75bc6,
title = "A promo{\c c}{\~a}o da aprendizagem no 2º e 3º ciclos do ensino b{\'a}sico",
abstract = "{\'E} imperativo que a escola consiga cumprir a sua miss{\~a}o central, a miss{\~a}o que a legitima socialmente: mobilizar todos os alunos para a aprendizagem. A dif{\'i}cil mobiliza{\c c}{\~a}o de um n{\'u}mero muito significativo de alunos para a aprendizagem em ambiente escolar e o impacto negativo que esse facto provoca na aquisi{\c c}{\~a}o de conhecimentos e, consequentemente, no seu desenvolvimento pessoal, {\'e} o problema educacional subjacente {\`a} investiga{\c c}{\~a}o em curso que aqui apresentamos. A manuten{\c c}{\~a}o do modelo organizacional e pedag{\'o}gico tradicional em uso na quase totalidade das escolas portuguesas pode constituir-se como um obst{\'a}culo. Temos por objetivo identificar, caracterizar e compreender a ado{\c c}{\~a}o de outras pr{\'a}ticas de natureza organizacional e de natureza pedag{\'o}gica que, articuladamente, possam ser assinaladas como fatores de melhoria. Procurar-se-{\'a} compreender as disposi{\c c}{\~o}es e a perce{\c c}{\~a}o dos v{\'a}rios atores - alunos, professores e dire{\c c}{\~a}o – quanto ao uso dessas pr{\'a}ticas.",
keywords = "Promo{\c c}{\~a}o da aprendizagem, Melhoria escolar, Efic{\'a}cia escolar, Sucesso educativo",
author = "Eduardo Lomba and Alves, \{Jos{\'e} Matias\} and Il{\'i}dia Cabral",
year = "2019",
month = jul,
day = "19",
language = "Portuguese",
isbn = "9789895436446",
pages = "43--56",
editor = "Cabral, \{Il{\'i}dia \} and Machado, \{Joaquim \} and Palmeir{\~a}o, \{Cristina \} and Baptista, \{Isabel \} and Azevedo, \{Joaquim \} and Alves, \{Jos{\'e} Matias \} and Rold{\~a}o, \{Maria do C{\'e}u \}",
booktitle = "Educa{\c c}{\~a}o, territ{\'o}rios e desenvolvimento humano",
publisher = "Universidade Catolica Portuguesa, Centro de Estudos de Historia Religiosa",
address = "Portugal",
}