A “Questão Leonardo Coimbra” e a liberdade de ensino da religião na I República de Portugal (1910-1926)

Translated title of the contribution: Leonardo Coimbra and the freedom of religious education in the First Portuguese Republic (1910-1926)

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

19 Downloads

Abstract

Propomo-nos, neste artigo, explicitar de que forma Leonardo Coimbra (1883-1936) percepcionou a questão da liberdade do ensino da religião na I República Portuguesa (1910-1926), quando, convidado a assumir funções governamentais e tutelando a 30 de novembro de 1922 a pasta do Ministério da Instrução Pública, no 31º governo republicano e segundo governo de António Maria da Silva, defendeu a liberdade do ensino religioso nas escolas particulares. Apresentaremos o pensamento leonardiano sobre a liberdade enquanto reivindicativa de liberdades. Para esse efeito, começaremos por sumariar a biografia de Leonardo Coimbra, prosseguindo por contextualizar a problemática da liberdade religiosa e a liberdade de ensino na I República e, finalmente, traduzir a Questão Leonardo Coimbra, como ficou conhecida, sobre a liberdade de ensino, deduzindo algumas conclusões possíveis para o debate atual sobre este assunto.
Translated title of the contributionLeonardo Coimbra and the freedom of religious education in the First Portuguese Republic (1910-1926)
Original languagePortuguese
Pages (from-to)95-122
JournalRever
Volume17
Issue number3
DOIs
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Freedom
  • Freedom of religion
  • Religious education

Cite this