Abstract
Depois de uma contextualização geral do meio rádio e das suas audiências, o trabalho explora algumas vertentes específicas, que estão na base do sucesso dos melhores programas radiofónicos no prime-time matinal: a voz e personalidade dos apresentadores e demais animadores, o crucial, e hoje indispensável, papel do humor em antena, bem como as formas assumidas pela linguagem e pelos efeitos sonoros. Partindo, em seguida, de uma breve incursão sobre a história e situação presente dos sistemas mediáticos das duas democracias ibéricas, são analisados em profundidade os dois morning shows, português e espanhol, descrevendo a sua marca, posicionamento, audiências-tipo, equipas, registos de personalidade e linguagem, rotinas de produção, conteúdos, sons, espaços humorísticos, passatempos e presença, ou extensão, dos dois programas na internet e nos média sociais. Todos estes elementos foram recolhidos e trabalhados a partir da observação não-participante, em estúdio, de diversas emissões dos programas, e da realização de uma série de entrevistas aos seus diversos participantes e produtores, sem descurar o estado da arte bibliográfico e a compilação de elementos estatísticos acerca de audiências e consumos de rádio. No final, apura-se que a personalidade dos locutores e humoristas e a sua maneira, muito própria, de falarem com os seus públicos é um elemento central na estratégia das duas estações, tal como a oferta musical, criteriosamente selecionada a pensar nos seus gostos ou preferências.
Translated title of the contribution | Musical radio in the Iberian Peninsula: comunication strategies and dynamics |
---|---|
Original language | Portuguese |
Publisher | Media XXI |
Number of pages | 376 |
ISBN (Print) | 9789897292262 |
Publication status | Published - Sept 2021 |