Abstract
No panorama dos estudos de ciências da comunicação, os trabalhos que incidem especificamente sobre os meios de comunicação hoje disponíveis têm abordado mais a imprensa escrita, a televisão, a internet e os diferentes média sociais do que o meio rádio. Acerca deste, por seu turno, há mais investigações sobre a componente da informação e do jornalismo radiofónico do que sobre o entretenimento e a produção de conteúdos no meio sonoro. A presente tese pretende ser um contributo académico para ajudar a suprir esta dupla lacuna, explorando alguns aspetos centrais da rádio, dos seus recursos e múltiplas formas de relação com os seus ouvintes. Assumindo um enfoque comparativo ibérico, a tese incide sobre as duas estações de rádio musicais líderes de audiências em Espanha e Portugal – Los 40 Principales e a Rádio Comercial – escolhendo, como seus estudos de caso, os programas da manhã de cada um desses canais, ¡Anda Ya! e as Manhãs da Comercial, respetivamente.
Depois de uma contextualização geral do meio rádio e das suas audiências, o trabalho explora algumas vertentes específicas, que estão na base do sucesso dos melhores programas radiofónicos no prime-time matinal: a voz e personalidade dos apresentadores e demais animadores, o crucial, e hoje indispensável, papel do humor em antena, bem como as formas assumidas pela linguagem e pelos efeitos sonoros. Partindo, em seguida, de uma breve incursão sobre a história e situação presente dos sistemas mediáticos das duas democracias ibéricas, são analisados em profundidade os dois morning shows, português e espanhol, descrevendo a sua marca, posicionamento, audiências-tipo, equipas, registos de personalidade e linguagem, rotinas de produção, conteúdos, sons, espaços humorísticos, passatempos e presença, ou extensão, dos dois programas na internet e nos média sociais. Todos estes elementos foram recolhidos e trabalhados a partir da observação não-participante, em estúdio, de diversas emissões dos programas, e da realização de uma série de entrevistas aos seus diversos participantes e produtores, sem descurar o estado da arte bibliográfico e a compilação de elementos estatísticos acerca de audiências e consumos de rádio.
No final, apura-se que a personalidade dos locutores e humoristas e a sua maneira, muito própria, de falarem com os seus públicos é um elemento central na estratégia das duas estações, tal como a oferta musical, criteriosamente selecionada a pensar nos seus gostos ou preferências.
Original language | Portuguese |
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Publication status | Published - 11 Dec 2019 |
Externally published | Yes |
Keywords
- Radio
- Broadcasting