TY - JOUR
T1 - A recuperação de serviços como ferramenta de relacionamento e seu impacto na confiança e lealdade dos clientes
AU - Santos, Cristiane Pizzutti dos
AU - Fernandes, Daniel Von der Heyde
N1 - Copyright:
Copyright 2020 Elsevier B.V., All rights reserved.
PY - 2008
Y1 - 2008
N2 - O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específicas do processo de reclamação, confiança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confiança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confiança do consumidor foi fortemente influenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fim, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram influenciadas por confiança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confiança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que dificultem a saída do cliente não é suficiente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta eficaz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.
AB - O objetivo central deste trabalho é examinar a recuperação de serviços sob uma perspectiva estratégica, como ferramenta de relacionamento. Para tanto, foi proposto e testado um modelo teórico, com foco nos inter-relacionamentos entre avaliações específicas do processo de reclamação, confiança, custo de mudança, valor e lealdade do consumidor. Os resultados indicam que a formação de confiança e lealdade do consumidor é afetada pela forma como as reclamações são resolvidas. As percepções de justiça afetaram a satisfação com o gerenciamento da reclamação. A confiança do consumidor foi fortemente influenciada pela satisfação pós-reclamação. Por fim, tanto a intenção de recompra como a comunicação boca-a-boca foram influenciadas por confiança, satisfação e valor percebido. Os custos de mudança não moderaram as relações entre satisfação, confiança e lealdade, e demonstraram ter baixa infl uência nas intenções de recompra, indicando que a criação de mecanismos que dificultem a saída do cliente não é suficiente para mantê-lo, e que e um gerenciamento adequado da reclamação pode ser uma ferramenta eficaz para desenvolver relacionamentos de longo prazo.
KW - Recuperação de serviços
KW - Lealdade
KW - Satisfação
KW - Confiança
KW - Relacionamento com clientes
KW - Service recovery
KW - Loyalty
KW - Trust
KW - Satifaction
KW - Customer relationship
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84871658927&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1590/s0034-75902008000100002
DO - 10.1590/s0034-75902008000100002
M3 - Article
AN - SCOPUS:84871658927
SN - 0034-7590
VL - 48
SP - 10
EP - 24
JO - RAE Revista de Administracao de Empresas
JF - RAE Revista de Administracao de Empresas
IS - 1
ER -