TY - BOOK
T1 - A relação entre avós e netos. Efeitos no desenvolvimento vocacional, na construção de significados de trabalho e no auto-conceito académico
AU - Peixoto, Ricardo Jorge de Oliveira Pinto
PY - 2015
Y1 - 2015
N2 - Ser-se avô ou avó é algo que tem evoluído com o decorrer da História da Humanidade. Asalterações contemporâneas da realidade familiar, desde a descida das taxas de natalidade,levando a um menor número de netos, a entrada da mulher no mercado de trabalho enecessidade de apoio familiar logístico, até à grande exigência de flexibilidade laboral,juntamente com o aumento da esperança média de vida, têm permitido um contacto entreavós e netos mais estreito e mais estendido temporalmente. Neste trabalho, dada a ausênciade estudos deste cariz, pretende-se compreender a forma como os significados que avós enetos atribuem à Grã-Parentalidade, em díade, influenciam o desenvolvimento dos últimos,nomeadamente no que diz respeito à construção de Significados de Trabalho, aoDesenvolvimento Vocacional e ao Auto-conceito Académico. Optou-se analisar os dados recolhidos através do Actor-Partner Interdependence Model, que permite a análise segundo o pressuposto do efeito de interdependência das partes da díade. A amostra é formada por 268 díades, compostas pelos netos e avós com quem mantêm maior contacto. Da panóplia de resultados, destacam-se como contributos mais relevantes: a) existe um efeito Actor-Partner da dimensão Compreensão Mútua, relativa aos Significados da Grã-Parentalidade, sobre o Auto-conceito Académico; b) apesar de não existirem outros efeitos Actor-Partner, há efeitos relativos à dimensão Ligação ao Passado, relativa aosSignificados da Grã-Parentalidade do neto, sobre dimensões por si percepcionadas dos Significados Atribuídos ao Trabalho – Realização Pessoal e Económica – e sobre o Investimento Vocacional, dimensão do Desenvolvimento Vocacional; c) encontraram-se diferenças ao nível do género dos netos, no que diz respeito à sua percepção da dimensão Indulgência, dimensão dos Significados da Grã-Parentalidade, e diferenças de percepção dos avós, na Compreensão Mútua, conforme o género dos netos; d) encontraram-sediferenças na frequência de contacto ao nível do género dos avós e ao nível daCompreensão Mútua percepcionada pelas duas partes da díade; e) ao contrário da tendência da literatura, não foram encontradas diferenças ao nível do género e da linhagem dos avós de quem os netos se mantêm mais próximos. Estes resultados lançam desafios para a compreensão da família como uma realidade eminentemente relacional, onde o papel do psicólogo passará por ter em conta o seu carácter multigeracional, com o objectivo de uma melhor compreensão da influência das dinâmicas familiares nas variáveis desenvolvimentais das gerações mais jovens.
AB - Ser-se avô ou avó é algo que tem evoluído com o decorrer da História da Humanidade. Asalterações contemporâneas da realidade familiar, desde a descida das taxas de natalidade,levando a um menor número de netos, a entrada da mulher no mercado de trabalho enecessidade de apoio familiar logístico, até à grande exigência de flexibilidade laboral,juntamente com o aumento da esperança média de vida, têm permitido um contacto entreavós e netos mais estreito e mais estendido temporalmente. Neste trabalho, dada a ausênciade estudos deste cariz, pretende-se compreender a forma como os significados que avós enetos atribuem à Grã-Parentalidade, em díade, influenciam o desenvolvimento dos últimos,nomeadamente no que diz respeito à construção de Significados de Trabalho, aoDesenvolvimento Vocacional e ao Auto-conceito Académico. Optou-se analisar os dados recolhidos através do Actor-Partner Interdependence Model, que permite a análise segundo o pressuposto do efeito de interdependência das partes da díade. A amostra é formada por 268 díades, compostas pelos netos e avós com quem mantêm maior contacto. Da panóplia de resultados, destacam-se como contributos mais relevantes: a) existe um efeito Actor-Partner da dimensão Compreensão Mútua, relativa aos Significados da Grã-Parentalidade, sobre o Auto-conceito Académico; b) apesar de não existirem outros efeitos Actor-Partner, há efeitos relativos à dimensão Ligação ao Passado, relativa aosSignificados da Grã-Parentalidade do neto, sobre dimensões por si percepcionadas dos Significados Atribuídos ao Trabalho – Realização Pessoal e Económica – e sobre o Investimento Vocacional, dimensão do Desenvolvimento Vocacional; c) encontraram-se diferenças ao nível do género dos netos, no que diz respeito à sua percepção da dimensão Indulgência, dimensão dos Significados da Grã-Parentalidade, e diferenças de percepção dos avós, na Compreensão Mútua, conforme o género dos netos; d) encontraram-sediferenças na frequência de contacto ao nível do género dos avós e ao nível daCompreensão Mútua percepcionada pelas duas partes da díade; e) ao contrário da tendência da literatura, não foram encontradas diferenças ao nível do género e da linhagem dos avós de quem os netos se mantêm mais próximos. Estes resultados lançam desafios para a compreensão da família como uma realidade eminentemente relacional, onde o papel do psicólogo passará por ter em conta o seu carácter multigeracional, com o objectivo de uma melhor compreensão da influência das dinâmicas familiares nas variáveis desenvolvimentais das gerações mais jovens.
KW - Grandparent-grandchild relationship
KW - Grandparenthood meanings
KW - Work meanings
KW - Vocational development
KW - Academic self-concept
KW - Relação avós-netos
KW - Significados da grã-parentalidade
KW - Significados do trabalho
KW - Desenvolvimento vocacional
KW - Auto-conceito académico
M3 - Doctoral Thesis
ER -