TY - JOUR
T1 - A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE
AU - Leite, Teresa
AU - Nunes, Clarisse
AU - Encarnação, Pedro
AU - Ponte, Margarida Nunes
AU - Silva, Mónica
PY - 2016/8/1
Y1 - 2016/8/1
N2 - O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
AB - O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
KW - Inclusão de alunos com NEE
KW - Manipulação e comunicação
KW - Utilização do sistema robótico
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84991467057&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1111/1471-3802.12273
DO - 10.1111/1471-3802.12273
M3 - Article
AN - SCOPUS:84991467057
SN - 1471-3802
VL - 16
SP - 106
EP - 110
JO - Journal of Research in Special Educational Needs
JF - Journal of Research in Special Educational Needs
ER -