A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE

Translated title of the contribution: Robotics in supporting the inclusion of students with SEN

Teresa Leite*, Clarisse Nunes, Pedro Encarnação, Margarida Nunes Ponte, Mónica Silva

*Corresponding author for this work

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

15 Downloads

Abstract

O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.
Translated title of the contributionRobotics in supporting the inclusion of students with SEN
Original languagePortuguese
Pages (from-to)106-110
Number of pages5
JournalJournal of Research in Special Educational Needs
Volume16
DOIs
Publication statusPublished - 1 Aug 2016

Cite this