TY - JOUR
T1 - A tecnologia na criação colaborativa de espetáculos ao vivo
T2 - Inovamundi 2024
AU - Menino, Camila Salomé
AU - Schu, Deivid
AU - Rodrigues, Diana Barbieri
AU - Minczuk, Eduardo
AU - Barros, Inês Burnay
AU - Teixeira, Luís
AU - Ashton, Mary Sandra Guerra
N1 - Conference code: 17
PY - 2024/11
Y1 - 2024/11
N2 - Este trabalho foi desenvolvido no COIL e resulta da colaboração entre os mestrandos dos cursos de Mestrado em Indústria Criativa, da Feevale e do mestrado em Gestão das Indústrias Criativas da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo do processo, houve uma colaboração intensiva entre os grupos de estudantes de Portugal e do Brasil, envolvendo várias reuniões e trocas de conhecimento e discussão, a fim de concretizar este trabalho. O objetivo central deste estudo foi explorar a influência da tecnologia na criação colaborativa de espetáculos ao vivo, no contexto das indústrias criativas. Salienta-se o interesse e importância que todos tínhamos em compreender como é que a tecnologia se tem tornado um facilitador na colaboração entre artistas, criadores e o público, e como essa colaboração tem impactado a produção e apreciação das obras culturais. Em relação a metodologia, foi pesquisa exploratória de natureza básica e analise de cunho qualitativo. Foram examinadas as diferentes ferramentas e abordagens tecnológicas utilizadas nos processos colaborativos, descrevendo as suas funcionalidades, vantagens e desafios. Ao analisar a relevância da tecnologia na prática artística co-criativa para espetáculos ao vivo, ficou evidente que a tecnologia desempenha um papel fundamental ao possibilitar a colaboração remota entre artistas, criadores e profissionais envolvidos na criação de espetáculos. Esta colaboração tecnológica não apenas potencia a eficiência e a qualidade artística, mas também oferece oportunidades para experiências mais inovadoras e impactantes para o público – elemento este que consideramos cada vez mais presente nos espetáculos. Através de aplicações móveis, realidade virtual, realidade aumentada e projeções interativas, os espectadores têm a possibilidade de participar ativamente das performances, personalizando sua experiência e criando uma ligação mais profunda com os artistas e as obras apresentadas. Essa interação redefine o papel do público, deixando de ser apenas um espectador passivo para se tornar um elemento ativo e co-criador da experiência artística. Em síntese, a sinergia entre a colaboração artística e a tecnologia desvela novos horizontes no âmago dos espetáculos ao vivo, permitindo às indústrias criativas uma nova abordagem, à qual os artistas têm oportunidade para expressar as suas visões, enquanto o público se depara com a oportunidade de conhecer experiências memoráveis e transformadoras.
AB - Este trabalho foi desenvolvido no COIL e resulta da colaboração entre os mestrandos dos cursos de Mestrado em Indústria Criativa, da Feevale e do mestrado em Gestão das Indústrias Criativas da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo do processo, houve uma colaboração intensiva entre os grupos de estudantes de Portugal e do Brasil, envolvendo várias reuniões e trocas de conhecimento e discussão, a fim de concretizar este trabalho. O objetivo central deste estudo foi explorar a influência da tecnologia na criação colaborativa de espetáculos ao vivo, no contexto das indústrias criativas. Salienta-se o interesse e importância que todos tínhamos em compreender como é que a tecnologia se tem tornado um facilitador na colaboração entre artistas, criadores e o público, e como essa colaboração tem impactado a produção e apreciação das obras culturais. Em relação a metodologia, foi pesquisa exploratória de natureza básica e analise de cunho qualitativo. Foram examinadas as diferentes ferramentas e abordagens tecnológicas utilizadas nos processos colaborativos, descrevendo as suas funcionalidades, vantagens e desafios. Ao analisar a relevância da tecnologia na prática artística co-criativa para espetáculos ao vivo, ficou evidente que a tecnologia desempenha um papel fundamental ao possibilitar a colaboração remota entre artistas, criadores e profissionais envolvidos na criação de espetáculos. Esta colaboração tecnológica não apenas potencia a eficiência e a qualidade artística, mas também oferece oportunidades para experiências mais inovadoras e impactantes para o público – elemento este que consideramos cada vez mais presente nos espetáculos. Através de aplicações móveis, realidade virtual, realidade aumentada e projeções interativas, os espectadores têm a possibilidade de participar ativamente das performances, personalizando sua experiência e criando uma ligação mais profunda com os artistas e as obras apresentadas. Essa interação redefine o papel do público, deixando de ser apenas um espectador passivo para se tornar um elemento ativo e co-criador da experiência artística. Em síntese, a sinergia entre a colaboração artística e a tecnologia desvela novos horizontes no âmago dos espetáculos ao vivo, permitindo às indústrias criativas uma nova abordagem, à qual os artistas têm oportunidade para expressar as suas visões, enquanto o público se depara com a oportunidade de conhecer experiências memoráveis e transformadoras.
KW - Tecnologia
KW - Criação colaborativa
KW - Espetáculos
KW - Experiência artística
M3 - Meeting Abstract
SN - 3558-4599
VL - 17
SP - 349
EP - 349
JO - Anais do Seminário de Pós-Graduação
JF - Anais do Seminário de Pós-Graduação
Y2 - 7 November 2024 through 9 November 2024
ER -