Abrir as portas da sala de aula. Serious games – o impacto da gamificação no ensino/aprendizagemde línguas estrangeiras no ensino superior

Susana Rocha Relvas, Ana Costa Lopes, Veronique Delplancq, Fátima Susana Mota Roboredo Amante

Research output: Contribution to conferencePoster

Abstract

A aprendizagem no ensino superior tem deixado pouco espaço ao jogo, cujas caraterísticas parecem o oposto dos pressupostos de exigência subjacentes a este nível de ensino, nomeadamente pelo aparente caráter de puerilidade e infantilização associados. Contudo, esta visão altera-se com uma nova dimensão de significado associada ao surgimento dos serious games, intimamente ligados ao desenvolvimento dos jogos de vídeo, das tecnologias e da cultura digital. A gamificação, munida das dinâmicas habituais de jogos, é evocativa da transposição das metodologias desses jogos para ambientes formais de ensino para envolver estudantes e melhorar ou estimular aprendizagens. Neste contexto, o ensino de Línguas Estrangeiras encontra aqui um ambiente aberto fecundo em possibilidades de comunicação e interdisciplinaridade.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 25 Mar 2023
Event1st IPViseu Research & Innovation Summit - Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Duration: 25 Mar 202325 Mar 2023

Conference

Conference1st IPViseu Research & Innovation Summit
Country/TerritoryPortugal
CityViseu
Period25/03/2325/03/23

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