TY - JOUR
T1 - Adaptabilidade de carreira em adolescentes portugueses
AU - Taveira, Maria do Céu
AU - Marques, Cátia
AU - Oliveira, Íris Martins
PY - 2019
Y1 - 2019
N2 - A adaptabilidade de carreira inclui a preocupação positiva com o futuro, a confiança na resolução de transições vocacionais, a curiosidade sobre o mundoescolar e profissional e a perceção de controlo sobre o futuro. Estas atitudes podemfavorecer o planeamento, a autoeficácia, a exploração e a decisão de carreira, comportamentos importantes para a construção de identidade e o sucesso educativo, naadolescência. Neste estudo, com base na Escala sobre Adaptabilidade, analisou-se operfil de adaptabilidade de carreira de 349 estudantes do 9º ano (184 rapazes, 52,7%,Midade=14,55, DP=0,90) a estudarem em três regiões do norte do país. Os adolescentes apresentaram níveis positivos de confiança, controlo, curiosidade e preocupação, respetivamente. Verificaram-se diferenças significativas entre sexos, com as alunas a pontuar mais elevado do que os rapazes na preocupação e os rapazes a pontuar mais elevado do que as raparigas na confiança, curiosidade e controlo percebidos sobre a carreira. Não se registaram diferenças entre alunos mais novos e mais velhos. Os alunos de uma região menos interior registaram níveis de confiança em relação à resolução de problemas e transições de carreira significativamente mais elevados,quando comparados com os da região mais interior. As intervenções de carreira em contexto escolar planeadas para esta região poderão ser informadas por resultados como estes.
AB - A adaptabilidade de carreira inclui a preocupação positiva com o futuro, a confiança na resolução de transições vocacionais, a curiosidade sobre o mundoescolar e profissional e a perceção de controlo sobre o futuro. Estas atitudes podemfavorecer o planeamento, a autoeficácia, a exploração e a decisão de carreira, comportamentos importantes para a construção de identidade e o sucesso educativo, naadolescência. Neste estudo, com base na Escala sobre Adaptabilidade, analisou-se operfil de adaptabilidade de carreira de 349 estudantes do 9º ano (184 rapazes, 52,7%,Midade=14,55, DP=0,90) a estudarem em três regiões do norte do país. Os adolescentes apresentaram níveis positivos de confiança, controlo, curiosidade e preocupação, respetivamente. Verificaram-se diferenças significativas entre sexos, com as alunas a pontuar mais elevado do que os rapazes na preocupação e os rapazes a pontuar mais elevado do que as raparigas na confiança, curiosidade e controlo percebidos sobre a carreira. Não se registaram diferenças entre alunos mais novos e mais velhos. Os alunos de uma região menos interior registaram níveis de confiança em relação à resolução de problemas e transições de carreira significativamente mais elevados,quando comparados com os da região mais interior. As intervenções de carreira em contexto escolar planeadas para esta região poderão ser informadas por resultados como estes.
KW - Adolescence
KW - Career
KW - Adaptability
KW - Transition
KW - Education
KW - Adolescência
KW - Carreira
KW - Adaptabilidade
KW - Transição
KW - Educação
M3 - Article
SN - 2182-8008
VL - 10
SP - 67
EP - 74
JO - Psicologia da Criança e do Adolescente
JF - Psicologia da Criança e do Adolescente
IS - 2
ER -