Abstract
A partir de finais do século XX, a gestão das escolas do 1.ºciclo do ensino básico passou a ser enquadrada por um regime comum ao dos estabelecimentos dos níveis de ensino pós-primário, a quem a administração central já reconhecia alguma autonomia em diversos domínios. Inserido num agrupamento de escolas, cada estabelecimento dos primeiros níveis de educação e ensino tem à sua frente um coordenador, designado pelo diretor da unidade organizativa para, em articulação com ele, coordenar as atividades educativas, bem como cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas, transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos e promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas. O nosso estudo visa compreender a ação do coordenador de estabelecimento, identificando as motivações para aceitação do cargo, distinguindo tarefas no exercício da função e reconhecendo eventuais conflitos que emergem no plano da ação organizacional. Este estudo é de natureza qualitativa e recorre à entrevista semiestruturada a diretores e coordenadores de estabelecimento de três agrupamentos de escolas de um concelho do distrito do Porto. Os dados entretanto recolhidos são ainda provisórios, mas apontam para o desempenho de duas funções essenciais: o de veículo de comunicação entre a escola e a direção do agrupamento, mas também entre a escola e os pais e/ou os servições autárquicos; e o de gestor de atividades específicas de estabelecimento que extravasam as fronteiras da aula de cada professor. Estes dados dão conta de um complexo campo de ação, onde se intersetam a autonomia de vários atores e distintas lógicas de ação e onde emergem conflitos de natureza diversa.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Rede escolar |
Subtitle of host publication | (re)configurações, tensões e desafios |
Editors | António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca |
Publisher | UA Editora |
Pages | 397-414 |
Number of pages | 18 |
ISBN (Print) | 9789727895779 |
Publication status | Published - 2018 |
Event | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro, Portugal Duration: 8 May 2017 → 9 May 2017 |
Conference
Conference | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Aveiro |
Period | 8/05/17 → 9/05/17 |