Alameda Turquesa: digital à nascença, global desde sempre

Research output: Book/ReportCommissioned report

Abstract

A criação de marcas de calçado é, em muito, o resultado de um esforço deinovação e modernização que se tem feito sentir neste setor de há cerca de quatro décadas para cá, e esteve na base de uma aposta, não apenas em competências técnicas, relacionadas com a produção de sapatos, como também em competências ligadas ao marketing e à gestão de marca. Em resultado desta mudança de paradigma, foram lançadas cerca de duas centenas e meio de marcas desde 2010 até ao início deste ano. Algumas destas marcas consubstanciam propostas de valor altamente desenvolvidas, com mobilização de conhecimentos na área do digital, sejaem termos de comunicação, seja em termos de vendas. Um bom exemplo destas propostas é a marca Alameda Turquesa, um negócio familiar que já nasceu digital e que tem primado pelo crescimento, com uma presença digital global e cujas vendas se verificam em mais de 30 países. O negócio nasceu há 5 anos e parece crescer a olhos vistos, com uma expansão, não apenas geográfica – muito assente no paradigma do digital – mas também em termos de produtos – extensão das linhas existentes e alargamento das linhas de forma a incluir, já não apenas calçado, como também joias e acessórios, carteiras e até vestuário. O objetivo deste estudo de caso é conhecer em detalhe a forma como este negócio, em 4 anos conseguiu duplicar as vendas, tendo por base uma política de marca forte, uma estratégia de comunicação on-line requintada e uma atuação ao nível de vendas sofisticada. Muito do sucesso da marca está vertido em impressões de media e numa boa mobilização decompetências ao nível do marketing de influências.
Original languagePortuguese
PublisherFórum dos Administradores de Empresas
Number of pages16
Publication statusPublished - 2019

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