Abstract
Neste trabalho visa-se fazer um enquadramento da evolução do Ensino
Secundário Técnico Vocacional (ESTV) em Timor-Leste no último lustro. Para tal,
analisam-se os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME),
procurando relacioná-los com os principais documentos políticos orientadores,
nomeadamente: Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste 2011-2030
(PED), Plano Estratégico Nacional da Educação 2011-2030 (PENE) e Programa do
V Governo Constitucional de Timor-Leste. Ainda são invocadas supletivamente
algumas normais legais aplicáveis sobre o tema bem como menções bibliográficas
que ajudam a contextualizar o âmbito histórico com que o assunto se foi
sucessivamente colocando e desenvolvendo.
Sem a intenção de proceder a uma avaliação, antes se pretende dar a conhecer
um panorama da situação atual, discutindo aspetos salientes, deixando à
consideração algumas sugestões que parecem pertinentes.
Secundário Técnico Vocacional (ESTV) em Timor-Leste no último lustro. Para tal,
analisam-se os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME),
procurando relacioná-los com os principais documentos políticos orientadores,
nomeadamente: Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste 2011-2030
(PED), Plano Estratégico Nacional da Educação 2011-2030 (PENE) e Programa do
V Governo Constitucional de Timor-Leste. Ainda são invocadas supletivamente
algumas normais legais aplicáveis sobre o tema bem como menções bibliográficas
que ajudam a contextualizar o âmbito histórico com que o assunto se foi
sucessivamente colocando e desenvolvendo.
Sem a intenção de proceder a uma avaliação, antes se pretende dar a conhecer
um panorama da situação atual, discutindo aspetos salientes, deixando à
consideração algumas sugestões que parecem pertinentes.
Translated title of the contribution | The evolution of Technical Vocational Secondary Education in Timor-Leste |
---|---|
Original language | Portuguese |
Title of host publication | Timor-Leste nos Esdudos Interdisciplinares |
Editors | Vicente Paulino |
Place of Publication | Díli |
Publisher | Universidade Nacional Timor Lorosa'e |
Pages | 219 |
Number of pages | 234 |
ISBN (Print) | 9789899898103 |
Publication status | Published - Nov 2014 |
Externally published | Yes |
Keywords
- Educational policies
- Timor-Leste
- Secondary Education
- Vocational education
- Teacher competences