Aprender para jogar ou jogar para aprender?

Sónia Cruz

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Abstract

Os jogos digitais estão entre as principais opções nas horas de lazer, estejam eles nos computadores (online ou offline), consolas, PDA, tablets ou iPhones. A escola não pode ignorar esta realidade. Pais e professores têm de os encarar como oportunidade e não cair na tentação de considerar que jogá-los torna os jovens mais violentos ou que aqueles são puro entretenimento que nada podem oferecer ao nível das aprendizagens. Em contexto sala de aula, os jogos podem permitir que os alunos se envolvam nas aprendizagens e possibilitar a aquisição de competências, inclusive previstas no currículo. Esta realidade deve constituir, igualmente, uma oportunidade para empresas investirem na programação e criação de jogos digitais. Este artigo, não se tratando do resultado de uma investigação, resulta da observação participante levada a cabo pela investigadora na vivência como professora nos últimos anos. Procura-se nele debater algumas ideias relativas à utilização dos jogos digitais nas salas de aula e que estão a ser alvo de um estudo de maior dimensão.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
EditorsAna Amélia Amorim Carvalho, Teresa Pessoa, Sónia Cruz, Adelina Moura, Célio Gonçalo Marques
Place of PublicationBraga
PublisherUniversidade do Minho
Pages14-22
ISBN (Electronic)9789898525154
Publication statusPublished - 2012
EventEncontro sobre Jogos e Mobile Learning - Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Duration: 26 Oct 201226 Oct 2012

Conference

ConferenceEncontro sobre Jogos e Mobile Learning
Country/TerritoryPortugal
CityCoimbra
Period26/10/1226/10/12

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