Abstract
Os jogos digitais estão entre as principais opções nas horas de lazer, estejam eles nos computadores (online ou offline), consolas, PDA, tablets ou iPhones. A escola não pode ignorar esta realidade. Pais e professores têm de os encarar como oportunidade e não cair na tentação de considerar que jogá-los torna os jovens mais violentos ou que aqueles são puro entretenimento que nada podem oferecer ao nível das aprendizagens. Em contexto sala de aula, os jogos podem permitir que os alunos se envolvam nas aprendizagens e possibilitar a aquisição de competências, inclusive previstas no currículo. Esta realidade deve constituir, igualmente, uma oportunidade para empresas investirem na programação e criação de jogos digitais. Este artigo, não se tratando do resultado de uma investigação, resulta da observação participante levada a cabo pela investigadora na vivência como professora nos últimos anos. Procura-se nele debater algumas ideias relativas à utilização dos jogos digitais nas salas de aula e que estão a ser alvo de um estudo de maior dimensão.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning |
Editors | Ana Amélia Amorim Carvalho, Teresa Pessoa, Sónia Cruz, Adelina Moura, Célio Gonçalo Marques |
Place of Publication | Braga |
Publisher | Universidade do Minho |
Pages | 14-22 |
ISBN (Electronic) | 9789898525154 |
Publication status | Published - 2012 |
Event | Encontro sobre Jogos e Mobile Learning - Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal Duration: 26 Oct 2012 → 26 Oct 2012 |
Conference
Conference | Encontro sobre Jogos e Mobile Learning |
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Country/Territory | Portugal |
City | Coimbra |
Period | 26/10/12 → 26/10/12 |