As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia prática

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

1 Downloads

Abstract

Uma narrativa cinematográfica significa sempre a proposta de uma experiência, transmitida de um autor para um conjunto indefinido de espectadores. No processo de criação de um argumento, são várias as ferramentas que permitem aos autores introduzir os componentes narrativos de acordo com diferentes intenções cognitivas, afetivas e empíricas. O desenvolvimento e a articulação dos mais diversos elementos fílmicos obedece à procura da comunicação, explícita ou implícita, de um modo de entender determinado mundo e determinada história. Mas procura, também, um impacto específico na perceção, compreensão e interpretação do espectador idealizado. Partindo da teoria de autores de referência da área da escrita de argumento e, mais especificamente, do papel reservado ao espectador na experimentação e reconstrução significativa de um filme, desenvolveremos uma aproximação teórico-empírica ao argumento fílmico, em duplo sentido: enquanto interpelação do espectador e enquanto estruturação de um jogo de perguntas e respostas que poderá conduzir as histórias no sentido de uma maior ressonância nos recetores
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do VII Encontro Anual da AIM
EditorsAna Balona de Oliveira, Catarina Maia, Madalena Oliveira
PublisherAIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Pages268-279
Number of pages12
ISBN (Print)9789899821583
Publication statusPublished - Dec 2017
EventVII Encontro Anual da AIM - Braga, Portugal
Duration: 10 May 201713 May 2017

Conference

ConferenceVII Encontro Anual da AIM
Country/TerritoryPortugal
CityBraga
Period10/05/1713/05/17

Cite this