Abstract
Uma narrativa cinematográfica significa sempre a proposta de uma experiência, transmitida de um autor para um conjunto indefinido de espectadores. No processo de criação de um argumento, são várias as ferramentas que permitem aos autores introduzir os componentes narrativos de acordo com diferentes intenções cognitivas, afetivas e empíricas. O desenvolvimento e a articulação dos mais diversos elementos fílmicos obedece à procura da comunicação, explícita ou implícita, de um modo de entender determinado mundo e determinada história. Mas procura, também, um impacto específico na perceção, compreensão e interpretação do espectador idealizado. Partindo da teoria de autores de referência da área da escrita de argumento e, mais especificamente, do papel reservado ao espectador na experimentação e reconstrução significativa de um filme, desenvolveremos uma aproximação teórico-empírica ao argumento fílmico, em duplo sentido: enquanto interpelação do espectador e enquanto estruturação de um jogo de perguntas e respostas que poderá conduzir as histórias no sentido de uma maior ressonância nos recetores
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas do VII Encontro Anual da AIM |
Editors | Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia, Madalena Oliveira |
Publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
Pages | 268-279 |
Number of pages | 12 |
ISBN (Print) | 9789899821583 |
Publication status | Published - Dec 2017 |
Event | VII Encontro Anual da AIM - Braga, Portugal Duration: 10 May 2017 → 13 May 2017 |
Conference
Conference | VII Encontro Anual da AIM |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Braga |
Period | 10/05/17 → 13/05/17 |