TY - JOUR
T1 - Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico
AU - Machado, Joaquim
AU - Cruz, Angélica
PY - 2014/1/10
Y1 - 2014/1/10
N2 - Neste artigo, contextualizamos as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na dimensão social, no âmbito do processo de institucionalização da educação escolar e do alargamento das suas finalidades e funções, assinalando políticas de ajustamento do calendário e do horário escolares às necessidades das famílias. O nosso estudo realiza-se num concelho do litoral norte de Portugal e visa conhecer modalidades de organização das AEC e compreender as mudanças estruturais decorrentes da sua implementação no 1º ciclo do ensino básico. É um estudo de natureza qualitativa que se baseia na observação e na observação participante, na análise de documentos produzidos num agrupamento de escolas e em conversas informais com professores titulares de turma e com professores das AEC, com vista a identificar perceções, sentimentos e ideias dos professores sobre as AEC e as alterações decorrentes da sua implementação. Assinalamse as perceções dos professores sobre as alterações relativas ao trabalho docente nos domínios organizacional, curricular e pedagógico, as vantagens e os desafios inerentes à ação da autarquia enquanto entidade promotora.
AB - Neste artigo, contextualizamos as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na dimensão social, no âmbito do processo de institucionalização da educação escolar e do alargamento das suas finalidades e funções, assinalando políticas de ajustamento do calendário e do horário escolares às necessidades das famílias. O nosso estudo realiza-se num concelho do litoral norte de Portugal e visa conhecer modalidades de organização das AEC e compreender as mudanças estruturais decorrentes da sua implementação no 1º ciclo do ensino básico. É um estudo de natureza qualitativa que se baseia na observação e na observação participante, na análise de documentos produzidos num agrupamento de escolas e em conversas informais com professores titulares de turma e com professores das AEC, com vista a identificar perceções, sentimentos e ideias dos professores sobre as AEC e as alterações decorrentes da sua implementação. Assinalamse as perceções dos professores sobre as alterações relativas ao trabalho docente nos domínios organizacional, curricular e pedagógico, as vantagens e os desafios inerentes à ação da autarquia enquanto entidade promotora.
KW - Monodocência
KW - Pluridocência
KW - Enriquecimento curricular
KW - Articulação curricular
KW - Mono-teaching
KW - Plural-teaching
KW - Curricular enrichment
KW - Curricular articulation
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84911950006&partnerID=8YFLogxK
M3 - Article
AN - SCOPUS:84911950006
SN - 1645-1384
VL - 14
SP - 173
EP - 191
JO - Curriculo sem Fronteiras
JF - Curriculo sem Fronteiras
IS - 1
ER -