Abstract
Nas últimas três décadas, os municípios portugueses viram reconhecida a sua capacidade técnica e legitimidade política para assumir novas competências e alargar os domínios da sua intervenção na área da educação escolar. No domínio da ação concreta, vários municípios têm acorrido a distintas solicitações das escolas e vão mesmo para além do que a lei obriga. Em finais do século XX, o Estado reconhece níveis distintos de capacidade dos municípios e distingue entre competências universais e competências não universais, abrindo a possibilidade de celebrar contrato com vários deles no âmbito da gestão local da educação escolar e, em 2014, no âmbito do Programa Aproximar, o Governo estabeleceu a figura do “contrato interadministrativo” de delegação de competências por parte da Administração Central na Administração local, apostando na valorização dos municípios e dos diretores das escolas na gestão local da educação escolar. Nesta comunicação apresentamos o enquadramento teórico e metodológico e alguns dados recolhidos no âmbito de uma investigação com vista à dissertação de mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo visa compreender o modelo de governação localmente instituído, identificando as principais alterações na organização do Município e na sua relação com as escolas, que resultam da assinatura do “contrato de educação e formação municipal” celebrado com o ministério da educação, bem como distinguindo as forças e fragilidades identificadas pelos atores locais (escolares e não escolares). O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal, assume uma natureza qualitativa e recorre à pesquisa e análise documental e a entrevistas semiestruturadas ao vereador da educação e aos diretores das escolas.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Rede escolar |
Subtitle of host publication | (re)configurações, tensões e desafios |
Editors | António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca |
Publisher | UA Editora |
Pages | 221-230 |
Number of pages | 10 |
ISBN (Print) | 9789727895779 |
Publication status | Published - 2018 |
Event | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro, Portugal Duration: 8 May 2017 → 9 May 2017 |
Conference
Conference | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar |
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Country/Territory | Portugal |
City | Aveiro |
Period | 8/05/17 → 9/05/17 |