TY - JOUR
T1 - Avaliação da comunicação após traumatismo crânio-encefálico
T2 - uma revisão
AU - Agrela, Nicole
AU - Santos, Maria Emília
AU - Guerreiro, Sandra
N1 - Publisher Copyright:
© Author(s) (or their employer(s)) 2019. Re-use permitted under CC BY-NC. No commercial re-use.
PY - 2019/1/1
Y1 - 2019/1/1
N2 - O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Os sobreviventes, a longo prazo, apresentam perturbações emocionais, cognitivas e, especialmente perturbações ao nível da comunicação que dificultam a sua reintegração social. Estas frequentemente são subestimadas devido à escassez de instrumentos de avaliação destinados a avaliar a competência comunicativa, ou seja, a adequação da comunicação interpessoal. A presente revisão tem como objetivo principal identificar as provas que avaliam a competência comunicativa em sujeitos que sofreram um TCE. Foram incluídos estudos publicados entre 2006 e 2016 nas bases de dados PubMed e ScienceDirect que incluíram as palavras-chave “TBI” e “communication” e/ou “language” e/ou “assessement” e/ou “pragmatics”. Os estudos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: (i) publicados em revistas científicas revistas por pares (ii) realizados com adultos que tivessem sofrido um TCE (iii) destinados à avaliação da competência comunicativa e (iv) escritos em inglês, espanhol, francês ou português. Seis estudos preencheram esses critérios. No total, foram avaliados 434 sujeitos que tinham sofrido um TCE. Cinco estudos utilizaram provas que avaliavam a comunicação verbal e não verbal e um estudo utilizou apenas a comunicação verbal. Estas seis provas são bastante diferentes entre si, sendo umas mais completas que outras e variando o tempo de aplicação entre 10 e 90 minutos. Assim, a escolha do instrumento poderá variar em função do objetivo da avaliação e da situação clínica.
AB - O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Os sobreviventes, a longo prazo, apresentam perturbações emocionais, cognitivas e, especialmente perturbações ao nível da comunicação que dificultam a sua reintegração social. Estas frequentemente são subestimadas devido à escassez de instrumentos de avaliação destinados a avaliar a competência comunicativa, ou seja, a adequação da comunicação interpessoal. A presente revisão tem como objetivo principal identificar as provas que avaliam a competência comunicativa em sujeitos que sofreram um TCE. Foram incluídos estudos publicados entre 2006 e 2016 nas bases de dados PubMed e ScienceDirect que incluíram as palavras-chave “TBI” e “communication” e/ou “language” e/ou “assessement” e/ou “pragmatics”. Os estudos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: (i) publicados em revistas científicas revistas por pares (ii) realizados com adultos que tivessem sofrido um TCE (iii) destinados à avaliação da competência comunicativa e (iv) escritos em inglês, espanhol, francês ou português. Seis estudos preencheram esses critérios. No total, foram avaliados 434 sujeitos que tinham sofrido um TCE. Cinco estudos utilizaram provas que avaliavam a comunicação verbal e não verbal e um estudo utilizou apenas a comunicação verbal. Estas seis provas são bastante diferentes entre si, sendo umas mais completas que outras e variando o tempo de aplicação entre 10 e 90 minutos. Assim, a escolha do instrumento poderá variar em função do objetivo da avaliação e da situação clínica.
KW - Comunicação
KW - Perturbações da comunicação
KW - Traumatismo crânio-encefálico
KW - Avaliação
KW - Brain injuries
KW - Communication
KW - Communication disorders
KW - Assessment
KW - Traumatic
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85097956456&partnerID=8YFLogxK
M3 - Review article
AN - SCOPUS:85097956456
SN - 1645-281X
VL - 19
SP - 49
EP - 55
JO - Sinapse
JF - Sinapse
IS - 1-2
ER -