TY - JOUR
T1 - Avaliação de propagandas de alimentos com alegação funcional disponibilizadas em sites brasileiros
AU - Filho, Francisco Lopes da Silva
AU - Lira, Tainara Melo
AU - Ramos, Lara Polyana Silva
AU - Rocha, Nicolle Luz Martins
AU - Soares, Jôslanne Dos Santos
AU - Costa, Mateus Flóro da Silva
AU - Ribeiro, Alessandra Braga
PY - 2018/8/25
Y1 - 2018/8/25
N2 - Alimentos com alegação funcional ou de saúde fazem parte de uma nova concepção de alimentos, atraindo a atenção de consumidores assim como do comércio eletrônico brasileiro. Como estratégia de marketing, alguns sites de venda reproduzem falsas alegações, distanciando-se das alegações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este trabalho teve como objetivo avaliar anúncios de alimentos funcionais divulgados em sites de vendas brasileiros e sua conformidade com as legislações brasileiras referentes à rotulagem e alegações estabelecidas pela ANVISA. Coletaram-se dados de 117 propagandas de produtos comercializados em 64 sites de vendas online brasileiros no período março a junho de 2017. 24% das propagandas mostraram-se consonantes com as alegações estabelecidas pela ANVISA, enquanto 76% apresentaram um ou mais tipos de inconformidade. 80% não apresentaram advertências exigidas para requisitos específicos e 49,7% não dispunha de tabela nutricional. Tal perfil de anúncios demonstra uma necessidade de monitoramento efetivo dos veículos de comercialização.
AB - Alimentos com alegação funcional ou de saúde fazem parte de uma nova concepção de alimentos, atraindo a atenção de consumidores assim como do comércio eletrônico brasileiro. Como estratégia de marketing, alguns sites de venda reproduzem falsas alegações, distanciando-se das alegações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este trabalho teve como objetivo avaliar anúncios de alimentos funcionais divulgados em sites de vendas brasileiros e sua conformidade com as legislações brasileiras referentes à rotulagem e alegações estabelecidas pela ANVISA. Coletaram-se dados de 117 propagandas de produtos comercializados em 64 sites de vendas online brasileiros no período março a junho de 2017. 24% das propagandas mostraram-se consonantes com as alegações estabelecidas pela ANVISA, enquanto 76% apresentaram um ou mais tipos de inconformidade. 80% não apresentaram advertências exigidas para requisitos específicos e 49,7% não dispunha de tabela nutricional. Tal perfil de anúncios demonstra uma necessidade de monitoramento efetivo dos veículos de comercialização.
KW - Functional foods
KW - ANVISA
KW - Advertising
KW - Sites
KW - Alimentos funcionais
KW - ANVISA
KW - Propaganda
KW - Comércio eletrônico
U2 - 10.5902/2236583431901
DO - 10.5902/2236583431901
M3 - Article
VL - 44
JO - Saúde (Santa Maria)
JF - Saúde (Santa Maria)
IS - 2
ER -