Brincar e desenvolvimento infantil dos 0 aos 3 meses

Constança Festas, Raquel Ferreira

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

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Abstract

Enquadramento: A criança, como ser em desenvolvimento, tem direito a que lhe sejam proporcionadas condições favoráveis a um desenvolvimento global, o mais harmonioso possível. Na primeira infância, dos 0 aos 3 anos, o desenvolvimento infantil é diretamente influenciado pela qualidade de vida da criança. Deste modo, é importante conhecer estratégias que sejam promotoras do melhor desenvolvimento infantil possível, havendo consenso de que o brincar é uma das principais atividades para esse progresso. Objetivo: Identificar de que forma o brincar pode promover o desenvolvimento infantil. Metodologia: Realização de uma revisão da literatura através de pesquisa na base de dados BVS, utilizando descritores em Ciências da Saúde, identificando artigos publicados em inglês e português, com texto integral disponível, os quais foram posteriormente sujeitos a um processo de seleção. Resultados: Após o processo de seleção foram analisados 7 artigos, entre eles ensaios randomizados, revisões sistemáticas, estudos exploratórios transversais e estudos quantitativos, que relacionam o brincar, com o desenvolvimento infantil das crianças na primeira infância. O conteúdo dos artigos abrange a análise do brincar no ambiente familiar, as interações entre crianças e os seus pais e o uso do brincar como promotor do desenvolvimento, destacando os efeitos cognitivos, afetivos e comunicacionais e a sua importância como ferramenta de aprendizagem. Os estudos evidenciam também, que a presença de adultos, concretamente dos pais no brincar, é de primordial importância na interação com as crianças e por isso mais influenciadora do que a própria brincadeira, na estimulação do desenvolvimento infantil. Conclusões: A promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, é essencial para o desenvolvimento da criança, e terá um grande impacto na sua vida futura. Os artigos analisados mostram que, o brincar tem várias funções que estão relacionadas com o desenvolvimento da criança tanto a nível físico, como cognitivo e social As brincadeiras e formas de brincar, que os pais podem desenvolver com os filhos, têm uma grande influência na promoção de uma variedade de domínios do desenvolvimento da criança, mas a qualidade da interação interpessoal que se estabelece ao brincar com a criança, é muito mais relevante que a própria brincadeira ou o tipo de brinquedos que lhe são oferecidos.
Original languagePortuguese
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Publication statusPublished - 13 Apr 2023
EventVI Fórum das Especialidades de Enfermagem: Especialidades de Enfermagem na resposta aos ODS - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 13 Apr 202313 Apr 2023

Conference

ConferenceVI Fórum das Especialidades de Enfermagem: Especialidades de Enfermagem na resposta aos ODS
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period13/04/2313/04/23

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