Abstract
Cenários educativos inovadores, dinamizados no âmbito de uma formação interpares, estão na génese deste estudo, que considera a imperatividade de uma mudança da gramática escolar onde a construção de comunidades profissionais de aprendizagem requer todo o potencial do trabalho colaborativo. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, desenvolvido no âmbito de uma formação interpares, em formato b-learning, que envolveu dois grupos de formandos, num total de 23 elementos, a desempenhar funções de docência na educação especial, de um agrupamento de escolas do ensino público localizado no Grande Porto, o agrupamento de escolas Gonçalo Mendes da Maia. As questões de investigação que estão na origem deste estudo e do trabalho desenvolvido em contexto são as seguintes: Qual o papel da formação e da partilha de boas práticas no contexto da sala de aula, na educação especial? Como otimizar cenários de aprendizagem inovadores na educação especial? O texto inclui um breve enquadramento teórico à metodologia adotada na otimização de um Sistema de Gestão Integrado de Aprendizagem (SGA), mediado por uma plataforma digital, e a apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados – inquéritos de diagnose e satisfação, trabalhos individuais finais e diários de bordo – triangulados com os dados que sobressaem da observação direta e participante. A verificação e análise dos dados suporta-se numa metodologia mista. O conjunto de professores a lecionar maioritariamente no grupo 910, educação especial, aceitou sair da sua zona de conforto e testou e refletiu em torno de práticas e experiências integradas em cenários inovadores, tendo as práticas de ensino como referência. O trabalho colaborativo interpares e a reflexão e monitorização das suas práticas integraram também as dinâmicas desta ação e marcaram a agenda e as dinâmicas deste grupo de docentes durante todo o primeiro período do ano letivo 2016-2017.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Literacia, Media e Cidadania |
Subtitle of host publication | livro de atas do 4.º congresso |
Editors | Sara Pereira, Manuel Pinto |
Place of Publication | Braga |
Publisher | CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade |
Pages | 492-506 |
Number of pages | 15 |
ISBN (Print) | 9789898600714 |
Publication status | Published - 2017 |
Event | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania: Por uma nova consciência do espaço público - Fundação Eng. António de Almeida, Porto, Portugal Duration: 5 May 2017 → 6 May 2017 |
Conference
Conference | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania |
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Country/Territory | Portugal |
City | Porto |
Period | 5/05/17 → 6/05/17 |