Cenários para criação intercultural: o papel da comunicação na Carta Cultural Ibero-Americana

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Abstract

Neste capítulo, analisa-se a Carta Cultural Ibero-Americana (2006), um projeto de colaboração da Secretaria Geral Ibero-Americana, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Esta investigação aborda um processo intercultural, complexo, ambivalente, feito de fluxos e refluxos, o espaço ibero-americano. São observados os aspetos culturais dessa comunidade no espaço global, propondo modelos para uma partilha, como tornar comum, comunicar, ações de cultura, assim como apresentar conteúdos culturais com referência à Carta Cultural Ibero-Americana para a população mais jovem. Temos como objetivo, adotando um modelo qualitativo, sugerir a formulação de hipóteses a partir de uma pergunta inicial: “qual a relevância da Carta Cultural Ibero-Americana para a definição de políticas culturais em Portugal na década 2020–2030?”. A investigação tem como referência teórica os estudos latino-americanos das ciências da comunicação em diálogo com os estudos anglo-saxónicos da comunicação e do marketing. Esta investigação recomenda como resultados do estudo: a criação de cenários comunicacionais para cultura, a profissionalização da comunicação e a colaboração empresarial com a criação de clusters culturais e criativos.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPolíticas culturais municipais
Subtitle of host publicationanálise de documentos estruturantes em torno da cultura
EditorsManuel Gama, Pedro Rodrigues Costa
Place of PublicationBraga
PublisherUniversidade do Minho
Pages173-192
Number of pages20
ISBN (Electronic)9789899074002
ISBN (Print)9789899074019
Publication statusPublished - 2021
Externally publishedYes

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