TY - GEN
T1 - Cidadania e construção cívica revisitando adultos
T2 - I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano
AU - Figueiredo, Amélia Simões
AU - Rabiais, Isabel
PY - 2015
Y1 - 2015
N2 - O principal objetivo da educação de adultos para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências que propiciem a inserção responsável através do desenvolvimento social e humano em projetos, considerando que a lógica do desenvolvimento local se estrutura em torno da intencionalidade das orientações da ação formativa, na promoção de valores comunitários. Neste enquadramento, surge o projeto “Capacitar para salvar”, no âmbito da missão da Universidade Católica Portuguesa, que se expande agora aos estudantes da Universidade sénior. Assumimos como objetivos caracterizar os atores no que concerne ao género, idade; divulgar os indicadores de avaliação de processo e reforçar a importância da formação de adultos na promoção de valores. Metodologicamente estamos perante um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes de uma universidade sénior numa Junta de Freguesia da cidade de Lisboa. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação dos atores, movida e assente na racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados sobre suporte básico de vida. As conclusões sugerem a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que anuncia a (re)construção identitária e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada.
AB - O principal objetivo da educação de adultos para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências que propiciem a inserção responsável através do desenvolvimento social e humano em projetos, considerando que a lógica do desenvolvimento local se estrutura em torno da intencionalidade das orientações da ação formativa, na promoção de valores comunitários. Neste enquadramento, surge o projeto “Capacitar para salvar”, no âmbito da missão da Universidade Católica Portuguesa, que se expande agora aos estudantes da Universidade sénior. Assumimos como objetivos caracterizar os atores no que concerne ao género, idade; divulgar os indicadores de avaliação de processo e reforçar a importância da formação de adultos na promoção de valores. Metodologicamente estamos perante um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes de uma universidade sénior numa Junta de Freguesia da cidade de Lisboa. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação dos atores, movida e assente na racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados sobre suporte básico de vida. As conclusões sugerem a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que anuncia a (re)construção identitária e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada.
KW - Empowerment
KW - Citizenship and adult training
KW - Capacitar
KW - Cidadania e formação de adultos
M3 - Conference contribution
VL - 2
T3 - Comunicações livres
SP - 81
EP - 88
BT - Atas do I Seminário Internacional
A2 - Machado, Joaquim
PB - Universidade Católica Portuguesa
CY - Porto
Y2 - 23 June 2015 through 24 June 2015
ER -